Abandono do tratamento: complicações
Abandono do tratamento

Abandono do tratamento: complicações

Muitas pessoas optam pelo Invisalign para obter um sorriso bonito e alinhado. No entanto, a ansiedade pode fazer com que ocorra o abandono do tratamento. Afinal, as pessoas desejam obter resultados imediatos no tratamento. Neste artigo vamos tratar sobre os riscos de abandonar o tratamento ortodôntico. 

O Invisalign é um aparelho que oferece resultados muito rápidos e eficazes no tratamento. Porém, assim como o tratamento convencional ele exige os seus cuidados, como por exemplo utilizar o aparelho durante todo o dia, fazer a higienização correta e visitar regularmente o dentista. E apesar de ser um aparelho muito confortável e que se adequa a qualquer rotina, ocorrem abandonos no tratamento. 

O abandono do tratamento ocorre quando o paciente não segue as orientações passadas pelo ortodontista, deixando de fazer o uso do aparelho ou às visitas regulares ao dentista. E o problema é que isso pode acarretar em diversão complicações para a saúde bucal do paciente e interferir no tratamento caso ele decida retornar. Veja agora algumas das complicações:

Retorno dos dentes à posição antiga devido ao abandono do tratamento

Todo tratamento ortodôntico segue um planejamento desenvolvido com a situação de cada paciente. Com isso, é possível ao ortodontista saber o passo a passo que deve ser seguido para alcançar o objetivo final do tratamento. 

No entanto, em alguns casos específicos, os resultados podem demorar um pouco para acontecer o que leva o abandono do tratamento. E com isso, o planejamento é interrompido podendo fazer com que os dentes retornem à posição anterior ou até agravar. Além disso, pode ocorrer o comprometimento dos ossos que dão suporte aos dentes. 

Surgimento de doenças bucais

Se ao abandonar o tratamento os seus dentes ainda não haviam sido alinhados, ou depois disso eles retornarem à posição antiga, isso pode facilitar para que ocorra o acúmulo de resíduos entre eles, prejudicando a higienização. Esses acúmulos podem fazer com surjam placas bacterianas, cáries e gengivite. 

O tratamento pode demorar caso o paciente retorne 

Se a pessoa abandona o tratamento e decide voltar muito tempo depois, este novo tratamento pode levar mais tempo para concluir. Pois será necessário fazer uma nova pasta ortodôntica, uma avaliação da posição atual dos dentes e uma análise de como estão os ossos e gengivas do paciente. E pelo o fato dos dentes voltarem a se movimentar, pode ocorrer um agravamento do caso, o que vai demandar mais tempo de tratamento. 

Caso o seu tratamento já tenha se prolongado muito e você quer adotar um com resultados mais rápidos, venha conhecer o Invisalign. O Invisalign é confortável, estético, higiênico e muito mais rápido do que os tratamentos convencionais. Entre em contato agora mesmo. 

Deixe uma resposta