Aparelho ortodôntico: quando é necessário usar novamente?
Invisalign

Aparelho ortodôntico: quando é necessário usar novamente?

Após realizar o tratamento ortodôntico, é natural que o paciente queira mostrar um sorriso sempre bonito. Isso ocorre principalmente quando o paciente usou por muito tempo os aparelhos fixos com muitos fios e braquetes. No entanto, ocorrem casos em que é necessário reutilizar o aparelho ortodôntico, e é sobre isso que vou falar nesse artigo.

O primeiro ponto a se lembrar sobre o assunto, é que o tratamento ortodôntico não se finaliza com a retirada do aparelho. É fundamental que o paciente persista nos cuidados recomendados pelo ortodontista, principalmente, visitando o profissional regularmente e fazendo o uso das contenções.

Esses cuidados irão evitar que ocorram novas movimentações que prejudiquem o alinhamento dos dentes e podem causar outros problemas. E se você quer entender melhor sobre o assunto, continue na leitura desse artigo.

O que devo fazer para evitar as movimentações dos dentes?

Ainda que o paciente fique muito feliz com a retirada do aparelho, é indispensável o uso das contenções. Ou seja, fazer o uso de um novo aparelho. Mas são essas contenções que irão auxiliar a manter os bons resultados do tratamento.

O tipo de contenção que será utilizada pelo paciente será determinado pelo ortodontista responsável pelo tratamento. Isso porque, ele que acompanha o caso e será capaz de indicar a melhor contenção.

Além do uso da contenção é necessário que o paciente visite regularmente o ortodontista para verificar como está o posicionamento dos dentes.

Quando é necessário voltar a usar aparelho ortodôntico?

O primeiro ponto a se explicar é que, o tratamento ortodôntico é eficaz, ainda que em alguns casos seja necessário usá-lo pela segunda vez. No entanto, é preciso que o paciente entenda que o tratamento não se finaliza com a retirada do aparelho.

O que acontece para que haja a necessidade de um segundo tratamento é que, existe uma tendência de  movimentação dos dentes às posições anteriores. Existem diversos fatores que contribuem para isso, como a mastigação, o posicionamento da língua, e até mesmo a deglutinação.

Com isso, quando ocorre essa mudança no posicionamento dos dentes, é necessário fazer um novo tratamento para evitar o agravamento do quadro e desenvolvimento de outros problemas.

Existem alternativas confortáveis para esse novo tratamento?

A ortodontia tem passado por diversos processos de evolução. Com isso, existem vários estudos que foram desenvolvidos para proporcionar aos pacientes tratamentos mais rápidos, confortáveis e higiênicos. Entre eles, podemos destacar o Invisalign.

O Invisalign tem se destacado por proporcionar resultados mais rápidos que os tratamentos convencionais. Além disso, por ser removido ele é facilmente higienizado, o que também facilita a higiene bucal. Por fim, podemos destacar que ele dispensa o uso de fios e braquetes, por isso, não causam feridas na boca do paciente e facilita a adaptação ao seu uso.

Se você deseja iniciar o seu novo tratamento ortodôntico com Invisalign, entre em contato com a minha equipe e agende hoje mesmo a sua consulta de avaliação. Venha descobrir a mágica de um sorriso.

Deixe um comentário