Aparelho ortodôntico: 3 informações sobre o assunto
aparelho ortodôntico

Aparelho ortodôntico: 3 informações sobre o assunto

O aparelho ortodôntico é um dos principais instrumentos da odontologia. Por deixar o sorriso mais bonito e saudável, eles tornaram um enorme sucesso. Por meio deles, o paciente conquista um sorriso bonito, alinhado e saudável em diversos aspectos. 

Atualmente, é muito natural vermos diversas pessoas usando eles por aí. No entanto, muitos questionam se é possível usá-los apenas em uma arcada. Pensando nisso, hoje eu trouxe 3 informações sobre o assunto para vocês.

É possível usar o aparelho ortodôntico em apenas uma arcada?

Em casos em que o paciente sofre com problemas de oclusão, é extremamente importante que o tratamento seja realizado nas duas arcadas. Dessa forma, o profissional vai colocar o aparelho fixo nos dentes de cima e de baixo. 

No entanto, existem casos mais simples em que o aparelho pode ser colocado apenas em um das arcadas. Isso ocorre quando não existe nenhuma discrepância nas duas partes. Mas para determinar isso, é preciso fazer uma avaliação detalhada previamente.

Qual a função do tratamento?

Muitos acreditam que sabem a real função do aparelho ortodôntico. No entanto, as soluções propostas por ele vai além do óbvio. Os tratamentos objetivam alinhar os dentes, mas ele também tem como função adequar a mordida do paciente. Dessa forma, o aparelho ortodôntico pode ser recomendado devido às questões de saúde e também devido à estética inadequada dos dentes.

Vou sentir dor ao colocar o aparelho? 

Antes de colocar o aparelho, os pacientes chegam ao consultório com muitas dúvidas sobre o assunto, e a principal delas é quanto a dor. Normalmente, o paciente sente dor quando o aparelho começa a fazer as movimentações dos dentes. Ou seja, algumas horas após a montagem. 

Além disso, os aparelhos fixos podem causar feridas na boca durante o período de adaptação, devido os braquetes e fios. No entanto, os pacientes que optam pelo Invisalign ficam livre desse sofrimento, pois os alinhadores foram desenvolvidos para proporcionar maior conforto ao paciente. 

O Invisalign é o aparelho removível que dispensa o uso de fios e braquetes, confeccionados com material flexível e praticamente invisível. Dessa forma, ele proporciona muito mais conforto e estética ao paciente.

A instalação nas duas arcadas vão ocorrer no mesmo dia?

Cada profissional desenvolve a sua forma de trabalho, dessa forma, pode acontecer do aparelho ortodontico ser instalado em etapas. Alguns dentistas optam em montar o aparelho completo em um dia, outros decidem colocar as partes de forma separada. Para compreender o modo que o trabalho será realizado é importante conversar com o dentista que vai acompanhar o seu tratamento. 

Lembrando que no caso do Invisalign, o paciente irá receber o conjunto do alinhadores para iniciar o tratamento completo. Dessa forma, o tratamento ocorre de forma muito mais rápida.

Gostou do conteúdo e quer entender mais sobre o aparelhos ortodôntico? Entre em contato com a minha equipe e agende hoje mesmo a sua consulta. Estou pronto para te proporcionar um tratamento confortável e rápido.

Deixe um comentário