Aparelhos ortodônticos: alguns cuidados que você deve adotar
aparelho

Aparelhos ortodônticos: alguns cuidados que você deve adotar

O desejo para ter os dentes bonitos e alinhados têm feito com que as pessoas recorram ao uso dos aparelhos ortodônticos. Normalmente o tratamento ocorre dentro de um ou dois anos dependo do modelo de aparelho escolhido. E durante esse período o paciente passa por pequenos incômodos ao colocá-lo, se adaptar e até mesmo ao fazer os ajustes mensais. E hoje preparamos algumas dicas especiais para você deixar essa experiência melhor.

Atualmente, além dos aparelhos fixos convencionais existem vários outros modelos mais flexíveis que podem se adaptar muito melhor à sua rotina e causar menos incômodos, como o Invisalign. Mas se você optar pelos modelos convencionais, você pode deixá-los mais coloridos e divertidos sem causar interferências prejudiciais ao seu tratamento.

O primeiro passo a se entender é que o tratamento ortodôntico não é apenas uma questão estética, mas trata-se de um cuidado com a sua saúde bucal. Muitas pessoas não querem passar por essa experiência por pensar que trata-se apenas de um mero capricho e pelos incômodos do aparelho ortodôntico pode causar. Mas estes não compreendem os diversos benefícios que o tratamento pode proporcionar.

Este pensamento também vale para aqueles que utilizam o aparelho apenas para chamar atenção ou entrar em um moda. O tratamento é algo sério e deve ser realizado apenas quando existe uma real necessidade e, principalmente, com o acompanhamento de um ortodontista. Portanto, não deve-se colocar aparelhos ortodônticos falsificados e sem a consulta do profissional.

Neste ponto chamamos atenção quanto ao uso dos aparelhos falsificados. Eles podem causar retração e perda da sustentabilidade dos dentes o que pode provocar a perda dentária. Além disso, pessoas que vendem esses aparelhos podem pegar detenção por venda ilegal.

Pessoas que estão em tratamento ortodôntico devem ter alguns cuidados para não prejudicar o procedimento e ter que interrompê-lo. Alguns hábitos como palitar os dentes, roer as unhas ou morder a tampa da caneta devem ser abandonados.

Na verdade, todos que têm esses hábitos deveriam abandoná-los, pois isso causa o desgaste do esmalte dos dentes e causam lesões na raiz. Além disso, esses hábitos podem levar bactérias, germes e fungos à boca. E para aqueles que usam aparelhos esses hábitos podem trazer danos à estrutura dos fios e braquetes.

Outro hábito que deve ser evitado é o de mastigar alimentos duros ou sem fatiar, o que pode quebrar as peças dos aparelhos. Por isso, as vezes comer na rua utilizando aparelho ortodôntico pode ser um pouco mais complicado, pois muitos alimentos precisa ser cortados e preparados para ser consumidos por quem está realizando o tratamento.

Mas claro que você pode facilitar para que a sua experiência não seja tão dolorida. Sempre que for comer frutas e legumes mais duros pique bem esses alimentos. No dia de realizar os ajustes verifique se o seu ortodontista pode colocar elásticos coloridos e assim você pode manter os aparelhos com a cor que você mais gosta. Utilize o fio dental com passa fio e escova ortodônticas para fazer a limpeza dos aparelhos.

Seguindo essas dicas certamente o seu tratamento será bem sucedido e com excelentes resultados.

Deixe um comentário