Aparelhos ortodônticos: entenda mais sobre os vários modelos
tratamento-ortodontico

A cada dia os aparelhos ortodônticos estão se tornando mais populares. Isso se deve ao fato de que eles conseguem solucionar grandes problemas de alinhamento dos dentes proporcionando aos pacientes uma autoestima elevada e mais qualidade de vida.

Com a popularização dos aparelhos, a ortodontia vem investindo em mais inovação para oferecer aos clientes diversas opções de tratamento para que estes escolham o que se encaixa melhor em sua rotina. Mas você conhece a função de cada um dos aparelhos? É sobre este assunto que vamos tratar neste artigo.

Atualmente existem diversos modelos de aparelhos, coloridos, transparentes, prateados, dourados, fixos e móveis. E eles podem tratar diversos casos como por exemplo, dentes desalinhados e  má oclusão. E cada um destes aparelhos trabalha de uma forma diferenciada. Claro que a escolha do aparelho para o seu caso deve ser orientada por um ortodontista, mas ainda assim, vale a pena conhecer e entender como funciona cada um deles.

Aparelho Estético Fixo

A função deste aparelho é a mesma que os aparelhos fixos de metal, no entanto, ele é confeccionado com o material transparente, o que proporciona maior estética em comparação aos outros.
Normalmente, os braquetes destes aparelhos são feitos de policarbonato, porcelana ou safira. Eles alinham os dentes e corrige aqueles que estão tortos. Estes são aparelhos muito discretos que não desgastam e oferecem maior segurança.

Expansor Palatino

O Expansor Palatino é um aparelho pouco conhecido, mas ele é utilizado nos casos de mordida cruzada em jovens, ou seja, quando a região posterior do arco superior está estreita em relação a inferior.
Ele também faz com que haja mais espaço para dentes anteriores apinhados.

Nos casos de adultos, muitas vezes o uso do aparelho não é suficiente sendo necessário uma intervenção cirúrgica.

Aparelho Fixo

O aparelho fixo é o mais comum de todos. Ele é composto por fios, braquetes e bandas. Este aparelho faz com que o dente seja movimentado gradualmente e posicionado de forma correta. As principais colaborações que o paciente deve oferecer durante o tratamento é realizar a higienização correta e visitar o dentista periodicamente conforme a orientação deste.

Aparelho Móvel

O aparelho móvel é muito recomendado para crianças com até 12 anos de idade. Ele tem como função manter os dentes na posição correta, e por isso, muitas vezes ele é utilizado pós tratamento ortodôntico em adultos e crianças. O uso dele deve ser realizado conforme a orientação do ortodontista. Deixar de usá-lo pode comprometer o sucesso do tratamento.

Aparelho Lingual

Estes são recomendados para casos mais simples e tratamentos rápidos. Neste tratamento os bráquetes são colocados na parte interna dos dentes, ficando em contato com a língua, ou seja, os dentes escondem o aparelho. O resultado é o mesmo que o aparelho fixo convencional. Ele é ideal para quem pratica esportes, pois com ele uma pancada na região bucal o impacto não é tão grande.

Invisalign

O Invisalign faz parte dos tratamento ortodônticos estéticos. Eles são desenvolvidos com alta tecnologia e  são praticamente invisíveis. Neste tratamento o paciente pode já na primeira consulta verificar qual será o resultado final do tratamento.

Eles são mais higiênicos, estéticos e não causam tanta dor. O resultado é mais rápido e eficiente que os outros tratamentos.

Após conhecer cada tipo de tratamento ortodôntico, você pode conversar com o seu ortodontista e definir qual o melhor tratamento para o seu caso. Mas não se esqueça que é essencial seguir a risca todas as orientações para garantir um bom resultado com o tratamento.

Se você tem alguma outra dúvida quanto aos tratamentos, entre em contato conosco e agende a sua consulta. Vamos passar a orientação correta para o seu caso.

No Comments
Leave a Reply