Aparelhos ortodônticos: principais erros da higienização
aparelho

São diversos os pacientes que estão em busca de um sorriso mais bonito e alinhado, por isso, muitos estão recorrendo à ortodontia. Mas o tratamento é realizado em parceria entre o paciente e o profissional, sendo necessário a cooperação dos dois para garantir os bons resultados. Por isso, hoje vamos falar sobre os principais erros na limpeza do aparelho fixo.

Uma das principais dificuldades enfrentadas por aqueles que colocam um aparelho fixo sem sombra de dúvida é quanto a higienização. A higienização dos dentes e do aparelho ortodôntico não é simples e exige diversos cuidados, sendo necessário muita disciplina para que a limpeza seja feita de forma correta evitando problemas como mau hálito, gengivite e cáries.

Por isso, esteja atento para não cometer os seguintes erros:

  1. Utilizar a escova errada

É muito importante se atentar a escolha da escova para a higiene bucal de quem utiliza aparelho ortodôntico. O recomendado é que além da escova comum, com cerdas macias, você tenha também uma escova interdental que irá facilitar a limpeza do aparelho.

2. Ter pressa no momento da higienização

No momento da higiene do aparelho não adianta ter pressa. É importante que você tenha calma e atenção para escovar todas as partes do aparelho, por isso, não corra na hora da escovação, separe um bom tempo para isso. Não adianta ter um sorriso alinhado, mas com os dentes nada saudáveis.

3. Não utilizar o fio dental

O fio dental deve ser item obrigatório na higiene bucal de todo mundo, mas para aqueles que estão fazendo um tratamento ortodôntico ele é mais que obrigatório. Isso porque apenas o fio dental será capaz de retirar todos os restos de alimentos nos lugares que a escova não alcança.

Nós sabemos que para o pacientes que utilizam aparelho fixo este passo é mais difícil, mas existem materiais como o passa-fio que pode facilitar o processo.

4. Esquecer de trocar a escova no período indicado

A escova dental deve ser trocada periodicamente para garantir que a limpeza seja feita de forma eficiente. Ao perceber que elas estão com a cerdas gastas já está na hora de trocar. Aliás, ela deve ser trocada a cada 3 meses de uso ou quando você se gripar.

5. Se esquecer de escovar a língua

Quase todo mundo se esquece de escovar a língua, mas ela também retém restos de alimentos e por isso, deve ser higienizada. Atualmente existem limpadores linguais e escovas com partes para limpar a língua, mas se você preferir pode utilizar a sua própria escova de dentes.

6. Não fazer bochecho após a escovação

Se você quer fazer uma limpeza mais completa do aparelho fixo, o uso do enxaguante bucal é essencial. Escolha aqueles que não contém álcool em sua fórmula para não prejudicar as bochechas e gengivas. Ele pode ser utilizado uma vez ao dia.

Lembrando que em casos de qualquer dúvida, sempre converse com o seu ortodontista. E se você deseja iniciar um tratamento ortodôntico, entre em contato conosco.  

No Comments
Leave a Reply