Aparelhos ortopéidco: conheça esse tratamento
aparelho-ortopedico

Aparelhos ortopéidco: conheça esse tratamento

Pelo o avanço tecnológico da ortodontia, atualmente é possível encontrar vários tipos de aparelhos ortodonticos para atender aos diversos casos e necessidades dos pacientes. Um desses aparelhos é o ortopedico dental removível e é sobre ele que vamos tratar neste artigo.

O aparelho ortopédico dental removível são muito indicados para tratamentos infantil, principalmente para incentivar o crescimento dos dentes de forma alinhada, no entanto, alguns adultos também o estão escolhendo como uma alternativa aos tratamentos com fios de braquetes. Mas claro, que é preciso uma avaliação prévia para determinar se esse vai ser o melhor tratamento para o seu caso.

O aparelho ortopédico dental removível é muito utilizado por crianças ou pessoas que finalizaram o tratamento ortodôntico para manter os dentes na posição correta. Ele tem uma parte de acrílico e um fio que passa pelos dentes se encaixando perfeitamente na boca.

Este modelo evita a ação das fibras colágenas que podem movê-los para posições erradas ajudando a reorganizar os ossos em torno do dente. O acrílico fica posicionado ao céu da boca, e a parte metálica, fixada ao acrílico sustenta o aparelho e guia os dentes à posição certa. A ação ocorre de forma gradual.

Claro que os bons resultados com do tratamento com este aparelho dependem muito do paciente, já que ele precisa utilizá-lo conforme as orientações do dentista. É necessário que o uso seja contínuo inclusive ao dormir. Entretanto, este é um tratamento com menos dor e mais fácil de se higienizar.

Ao iniciar o tratamento é comum que o paciente sinta alguns incômodos como dor, aumento da saliva, dificuldade em pronunciar algumas palavras. E ocorrem pequenos desconfortos quando é necessário realizar ajustes no extensor.


Para se adaptar com maior tranquilidade ao aparelho, alguns dentistas recomendam que o paciente cante muito nos primeiros dias, dessa forma a adaptação será mais rápida.

Quando o tratamento com este aparelho é recomendado?

Recomenda-se o uso deste aparelho em crianças entre seis e doze anos de idade, pois ele auxilia a corrigir problemas ósseos como a má relação entre a mandíbula e o maxilar. O recomendado é que o problema seja diagnosticado cedo para iniciar o tratamento imediatamente e não ocorrem outros problemas.

Existem casos em que adultos também o utilizam para desarmonia esquelética, estimular o crescimento da mandíbula e segurar o maxilar, ou para correção da posição da língua.


Sobre os cuidados é essencial que a pessoa esteja atenta ao uso do aparelho de forma correta e tenha muita atenção quanto a higienização bucal e do aparelho.

Se você deseja realizar um tratamento ortodôntico, entre em contato conosco e agende a sua avaliação. Temos diversos tratamentos para cada especificidade dos nossos pacientes.

Deixe um comentário