Apinhamento dos dentes
Apinhamento

Um dos principais motivos da busca pelo ortodontista é o apinhamento de dentes. O apinhamento é uma alteração da posição dos dentes que é muito frequente em toda a população. Essa é uma condição em que os dentes parecem estar “encavalados” um sobre os outros.

O mau posicionamento dos dentes pode dificultar a alimentação e higienização dos dentes, já que podem ficar restos de alimentos entre eles. Além disso, pode ocorrer o acúmulo da placa bacteriana e problemas estéticos. Por isso, pessoas que sofrem com o apinhamento dos dentes têm mais propensão ao desenvolvimento de cáries e periodontites.

Quais as causas do apinhamento de dentes?

Existem diversos fatores que contribuem para o apinhamento dos dentes, diante disso, entre eles estão genéticos, malformação, dente siso, entenda como isso ocorre:

Malformação e traumatismo

Um dos fatores que contribui para o apinhamento dos dentes é o traumatismo causado por quedas, pancadas, lesões, entre outros. Mas também a malformação que pode ser causada por algum problema durante a gestação e o parto, e também por questões genéticas.

Genética

A genética oferece muita influência ao desenvolvimento do nosso organismo e isso também ocorre na nossa arcada dentária e nos próprio dentes. Com isso, pode acontecer de sofrermos influência genética no espaço disponível para o desenvolvimento dos dentes, o que pode levar ao apinhamento dentário.

Desenvolvimento do siso

O desenvolvimento do siso também pode levar ao apinhamento dos dentes, mesmo naquelas pessoas que não tenham anteriormente apresenta problemas com encavalamento, ou já haviam passado por tratamento ortodôntico. Isso porque pode não existir espaço suficiente para o nascimento do dente siso pressionando os outros até que eles fiquem com posicionamento indevido.

Hábitos prejudiciais aos dentes

Então muitas vezes a falta de espaço adequado para o desenvolvimento dos dentes é provocada por hábitos que adquirimos ao longo da vida, principalmente no período em que os dentes estão sendo formados. Alguns desses hábitos são:

  • Uso de chupeta;
  • Chupar o dedo;
  • Roer as unhas ou objetos como canetas;
  • Pressionar a língua sobre os dentes.

Além da questão estética, esses hábitos também podem então trazer problemas à saúde do paciente.

Existe tratamento para o apinhamento dos dentes?

Se você sofre com o apinhamento dentário, o Invisalign é uma excelente alternativa para tratar o problema. Pois ele é confeccionado especialmente para você e com pouco tempo de tratamento já é possível perceber os resultados. Além disso, você pode ter uma previsão do resultado final logo na sua primeira consulta.

Quais as vantagens de tratar o apinhamento dos dentes?

As principais vantagens de realizar o tratamento são:

  • Melhora a sua estética bucal e consequentemente aumenta a autoestima;
  • Facilidade para realizar a higiene bucal;
  • Maior cuidado com os seus dentes.

Portanto, se você deseja conquistar o alinhamento perfeito dos seus dentes com o Invisalign, entre em contato conosco e agende agora mesmo a sua avaliação.