Café: a bebida prejudica os dentes?
cafe

Café: a bebida prejudica os dentes?

Um cafézinho ao acordar, depois do almoço e no finalzinho da tarde. Esse é um hábito de muitos brasileiros, mas a preocupação de vários deles é: tomar muito café prejudica os dentes? E nós vamos esclarecer essa dúvida neste artigo.

O café é uma bebida que faz parte da vida dos brasileiros, estão presente em diversos momentos do dia-a-dia. Quase nunca se rejeita o bom e velho café, seja para iniciar o dia ou para dar uma levantada na energia. Mas ele realmente faz mal aos dentes?

O café é uma bebida muito ácida, pois tem um pH mais baixo que o da boca. E essa acidez é capaz de prejudicar o esmalte dos dentes, deixando-os mais porosos por causa da desmineralização. Com isso, o pigmento escuro do café se instala nos esmaltes e causa diversas manchas nos dentes, além de deixar a dentina mais visível e os dentes ficam amarelados.

Então o que fazer?

Calma! Você não precisa cortar o café da sua rotina, nós sabemos que muitas vezes ele até é uma forma de socializar, por isso, você pode continuar ingerindo a bebida, mas claro, sem excessos.

O principal problema é sempre o excesso do consumo. A cafeína é capaz de interferir na absorção de cálcio, e quando em excesso no organismo faz com que a pessoa libere cálcio por meio da urina, reduzindo a quantidade do mineral disponível para o fortalecimento dos dentes e ossos.

Mas quando é considerado excesso?

Se você consome mais de quatro xícaras de café diariamente, já pode começar a diminuir, pois essa é uma quantidade excessiva. Principalmente se tratando de café expresso, pois ele é mais concentrado.

Quais os cuidados devo ter após tomar o café?

Para que os seus dentes não sejam prejudicados por causa da cafeína é importante tomar alguns cuidados.

Após ingerir o café, enxague a boca com água para neutralizar os ácidos da bebida sobre os dentes e acelerar a normalização do pH. Além de neutralizar os ácidos, a água auxilia na reposição rápida da saliva e limpa os dentes superficialmente.

Não corra para escovar os dentes. Escove apenas entre 20 a 30 minutos depois da ingestão da bebida. Se você escovar os dentes logo após tomar café, você aumenta a agressão dos ácidos sobre os dentes.

Comer alimentos como pera, kiwi, maçã, cenoura, pepino e acelga ajuda a limpar e equilibrar o pH bucal, pois eles não são tão ácidos e aumentam a produção da saliva.

É importante lembrar que a cafeína não está presente apenas no café, chocolates, refrigerantes e alguns chás também têm a substância em suas composições. Por isso, seja cuidadoso ao ingerir esses alimentos.

Deixe um comentário