Clareamento dental: 7 cuidados após
clareamento dental

Após realizar o clareamento dental o paciente se sente muito satisfeito com os resultados. Afinal, o sorriso está mais bonito, brilhante e branco. No entanto, muitos não sabem quais os cuidados para manter os resultados obtidos com o tratamento e neste artigo é sobre isso o que vamos falar.

Se você já realizou o clareamento dental, certamente o seu maior objetivo é também manter o resultado obtido por muito mais tempo. Mas para isso, é necessário ter alguns cuidados básicos com relação à alimentação, higiene bucal e acompanhamento odontológico. Portanto, no intuito de te ajudar nessa tarefa, nós preparamos algumas dicas essenciais.

Essas dicas também podem ser adotadas por pessoas que ainda não fizeram o tratamento, mas querem manter o brilho e o branco do sorriso.

Por quanto tempo é possível manter os resultados do clareamento?

Antes de passarmos para as dicas é importante falar sobre o tempo do resultado do tratamento. Seguindo as orientações corretas, é possível manter o tratamento por de dois a três anos. O tempo na verdade varia de acordo com os hábitos que o paciente adota como alimentação, higienização e visitas ao odontologista.

Portanto, quando o paciente segue as orientações profissionais de forma correta é possível prolongar os resultados do tratamento por muito mais tempo. Mas então é possível também que o paciente realize o retoque do clareamento conforme as orientações profissionais.

Quais os cuidados pós tratamento?

O primeiro ponto a se esclarecer sobre o pós tratamento é que existem alguns alimentos que devem ser evitados. No entanto, não é preciso que você deixe de consumi-los por completo. O que realmente deve ser feito é consumir esses alimentos com moderação e realizar uma higienização correta após o consumo. Os principais cuidados são:

Evite alimentos com alto teor de acidez

Existe alimentos inclusive frutas e legumes que tem um grande teor de acidez. Portanto, quando essa acidez entra em contato com os dentes ocorre uma corrosão do esmalte que pode provocar manchas.

Evite alimentos com corante

Os alimentos com corante podem prejudicar os resultados do seu clareamento dental, por isso é essencial que eles sejam evitados. Isso ocorre porque o esmalte dos dentes é poroso e os pigmentos são capazes de penetrá-lo. Por isso, evite o consumo de café, vinho, tomate, cenoura, beterraba, entre em outros.

Não exagere no uso do enxaguante bucal

Os enxaguantes bucais também devem ser utilizados com moderação. Afinal, ele também é composto de ácidos que podem prejudicar o esmalte dos dentes e comprometer o resultado do tratamento. Portanto confira com o seu dentista qual o método ele recomenda para os cuidados com hálito após o clareamento dental.

Evite o consumo do cigarro

Além de ser prejudicial à saúde, o tabaco também pode comprometer os resultados do seu clareamento dental. Pois as toxinas do tabaco ficam impregnadas no esmalte dos dentes causando amarelamento. Outro motivo para deixar de lado o uso do cigarro é o fato dele ser prejudicial aos dentes de qualquer pessoa e também ser um dos motivos do câncer de boca.

Utilize um canudo para ingerir bebidas ácidas

O uso do canudo é ideal para quem realizou o clareamento dental, pois dessa forma o contato dos dentes com os ácidos das bebidas é menor.

Tenha sempre um kit de higienização contigo

Uma boa forma de manter os resultados do clareamento é também carregar sempre um kit de higiene bucal. Dessa forma, após a alimentação na rua você pode escovar os dentes retirando então todos os pigmentos dos alimentos.

Faça visitas regulares ao dentista

As visitas ao dentista após o tratamento são essenciais, pois é uma forma de avaliar se o procedimento deve ser retocado e verificar também se os cuidados adotados pelo o paciente estão sendo suficientes.

Portanto, se você ainda não realizou o seu clareamento dental, mas tem interesse, entre em contato conosco agora mesmo e agende a sua avaliação.