A associação entre tecnologia e o tratamento ortodôntico tem garantido resultados cada vez mais satisfatórios. A proposta da ortodontia é corrigir o posicionamento dos dentes e ossos maxilares, conferindo ao paciente maior qualidade de vida e um sorriso mais bonito e alinhado. Já a tecnologia na ortodontia tem como função criar aparelhos mais confortáveis, discretos, que reduza o tempo do tratamento e oferece melhores resultados.

Você conhece as tecnologias que envolvem os tratamentos ortodônticos? Hoje nós vamos tratar um pouco sobre o assunto neste artigo.

Radiografia Digital

As Radiografias Digitais chegaram para oferecer maior comodidade aos pacientes e agilidade para o início do tratamento. Antigamente, os exames eram analógicos e isso demandava muito tempo para que os resultados ficassem prontos, consequentemente, demorava-se para realizar a análise do material e iniciar o tratamento.

Com as radiografias digitais panorâmicas, é possível identificar várias patologias que antigamente poderiam não ser percebidas e faz com que o paciente receba um tratamento mais completo, evitando problemas futuros.

Aparelhos estéticos

Os aparelhos estéticos são uma boa opção para quem deseja alinhar os dentes com descrição. Nessa tecnologia, todos os componentes do aparelho fixo são transparentes. Normalmente eles são feitos de porcelana, safira ou policarbonato e por isso, eles não aparecem de forma exagerada ao sorrir.

Por se tratar de aparelho autoligado, não é necessário usar elástico, as famosas borrachinhas coloridas, com isso o tratamento torna-se quase indolor e muito mais rápido. Outra vantagem desse tratamento é que ele é mais higiênico, pois como não se utiliza elásticos as chances do acúmulo de bactérias no aparelho é reduzida.

Fios de nitinol

As ligas de nitinol foram desenvolvidas pela Nasa, trata-se de fios ultra modernos e altamente flexíveis que têm um memória de posição – de acordo com a temperatura a que são expostos. Essa memória cria uma tendência de que eles retornem à posição em que foram fabricados e isso auxilia na movimentação gradual dos dentes.

Essa tecnologia permite que o paciente volte ao dentista apenas uma vez ao mês já que agora o dentista não precisa mais realizar diversas dobras com alicate nos fios, o que exigia muita técnica para movimentar dente por dente.

Mini-implantes

Os mini-implantes são microparafusos feitos de titânio que são colocados em pontos estratégicos para realizar uma ancoragem e fazer um tracionamento ortodôntico. Com eles é possível realizar a movimentação dentária de modo seletivo, evitando a movimentação de outros dentes, o que agiliza o tratamento.

Aparelhos invisíveis – Invisalign

Os aparelhos invisíveis são perfeitos para quem deseja conforto, liberdade para comer o que quiser, facilidade para higienizar e descrição. Os aparelhos da Invisalign são alinhadores quase invisíveis que podem ser retirados para que você se alimente e faça a higienização dos dentes e do aparelho. Ou seja, ele não irá interferir no seu estilo de vida.

Trata-se de uma placa transparente de plástico especial feita sob medida. Ele é fabricado a partir de uma tecnologia 3D para se adaptar a arcada dentária de cada paciente. Eles oferecem os mesmos resultados que os aparelhos convencionais, mas em um tempo reduzido.

Se você deseja conhecer melhor o Invisalign e iniciar o seu tratamento ortodôntico, entre em contato conosco agora mesmo para agendar a sua visita.