Você já se perguntou por que utilizar aparelho de contenção? Com o passar dos anos todo o nosso corpo passa por transformações. E assim também ocorre com os nossos dentes. Afinal, a nossa arcada dentária está sempre em funcionamento e é natural que ocorra a movimentação dos dentes. Por isso, nesse artigo vamos falar um pouco sobre a importância do uso da contenção. 

Após o uso do Invisalign é comum que os ortodontistas recomendem o uso de aparelhos de contenção. No entanto, muitos pacientes não conseguem compreender os motivos para isso. Mas se você deseja manter o seu sorriso perfeito por toda a vida assim como no final do tratamento, o uso das contenções é indispensável em muitos casos. 

Por que usar a contenção?

O Invisalign tem como função posicionar corretamente os dentes e corrigir os problemas de mordida. Mas após o tratamento podem ocorrer movimentações dos dentes podendo comprometer o resultado final. Para evitar que esse tipo de problema ocorra, é necessário o uso das contenções pelo menos nos primeiros meses. 

Utilizar de forma incorreta as contenções, pode acarretar em diversos problemas, por exemplo, abertura de espaço entre os dentes, movimentação incorreta causando desalinho, perda da estética dental. 

Por quanto tempo utilizá-la? 

O uso da contenção é de recomendado para todos que fizeram uso de aparelho ortodôntico. E ela deve ser utilizada pelo menos no primeiro ano após o tratamento, período de maior possibilidade de movimentação dos dentes. Mas o tempo correto para o uso da contenção também irá depender do tempo que o tratamento ortodôntico levou para ser concluído. 

Normalmente, pessoas que fizeram uso do aparelho por mais tempo, também devem utilizar a contenção por mais tempo. 

Quais os cuidados devo ter com ela?

Alguns cuidados devem ser tomados por quem faz o uso das contenções, inclusive de higienização. É importante que o paciente retorne ao dentista durante o tempo recomendado para verificar que o posicionamento dos dentes continua correto. Além de claro, verificar se não houve qualquer problema com a contenção. 

Também é fundamental realizar a higienização correta dos dentes e do aparelho. Utilize uma escova apropriada para a limpeza e quando não estiver utilizando para poder se alimentar, guarde-a no estojo.