Muitos pais acreditam que o uso do aparelho ortodôntico deve ocorrer apenas quando o dente de leite está trocado. Mas hoje, nós iremos explicar por meio deste artigo porque o uso do aparelho em dentes de leite pode trazer diversos benefícios ao seu filho. O mito que corre com relação ao assunto é que por se tratar de dentes não permanentes eles não precisam de cuidados. Mas isso é um engano.

É possível colocar aparelhos em dente de leite?

Alguns pais ficam preocupados quando o ortodontista indica o uso de aparelho para crianças que ainda têm dentes de leite. Mas existem alguns casos em que é necessário o início do tratamento logo cedo. Um exemplo disso é quando a mordida da criança está incorreta ou a falta de espaço para os dentes que vão nascer, além disso o tratamento precoce pode trazer diversos benefícios à criança.

Existe aparelho específico para os casos?

O Invisalign First é uma excelente opção, pois é desenvolvido de forma personalizada para a criança que ainda está com os dentes em desenvolvimento. E o fato dele ser removível não precisa ser uma preocupação para os pais, pois existe uma forma de controlar o uso do aparelho pela criança. E é possível iniciar o tratamento com ele a partir de 6 anos e assim, os pais podem investir na saúde bucal do filho logo nos primeiros anos.

Quais os benefícios do tratamento com o Invisalign Firts?

O Invisalign first oferece diversos benefícios para a criança, entre eles estão:

  • Posicionamento correto dos dentes;
  • Mais conforto para a criança;
  • Melhor higiene dos dentes e do aparelho;
  • Posicionamento correto da arcada;
  • Menor risco de desenvolvimento de cáries;
  • Aprimoramento estético logo nos primeiros anos de vida da criança;
  • Não prejudica a fala da criança.

O uso do aparelho deve continuar após a troca dos dentes?

Uma das principais vantagens em realizar o tratamento ortodôntico enquanto a criança ainda está com os dentes de leite é que o tratamento precoce pode evitar um outro tratamento posteriormente. Além disso, em muitos casos em que a criança faz o uso do aparelho nos primeiros anos, ela não precisa repetir o tratamento posteriormente.

Lembrando que para identificar a necessidade do uso do aparelho ortodôntico é necessário que a criança faça acompanhamento regularmente com um profissional. Por isso, não deixe de levar o seu filho ao dentista regularmente. 

Se você deseja uma avaliação para verificar se o seu filho precisa de aparelho ortodôntico, agende conosco uma consulta. Nós estamos prontos para atendê-lo.