Diastema: espaço entre os dentes
Diastema

Você já ouviu falar em diastema? Se não ouviu, certamente você o conhece, mas não sabe que esse é o nome dele. Diastema é aquele espacinho em excesso entre os dentes. Normalmente ele acontece nos dentes frontais superiores, mas também pode ocorrer em outros dentes. Não se trata necessariamente de um problema ortodôntico, mas ainda assim ele pode ser tratado com o uso de aparelhos.

Muitas pessoas tem o diastema e sentem-se incomodadas com ele. Normalmente, elas não realizam o tratamento por não saberem que existe a possibilidade de diminuir esses espaços. Mas hoje, nesse artigo, nós vamos então falar um pouco mais sobre o assunto.

O que provoca o diastema?

Biologicamente falando, é natural que na fase dos dentes de leite exista um pequeno diastema. Isso acontece porque os dentes permanentes são maiores, então para que eles tenham o espaço adequado é preciso que exista esse diastema.

Ao ocorrer a troca de dentes, esses espaços fecham naturalmente, porém, pode acontecer deles não se fecharem, isso pode ocorrer por diversos motivos, entre eles estão:

  • Problemas de oclusão e alinhamento;
  • Tamanho diferente dos dentes;
  • Uso de mamadeiras e chupetas;
  • Chupar o dedo;
  • Respiração bucal;
  • Dentes que ainda não nasceram, mas que existem;
  • Pressão da língua sobre os dentes;
  • Anormalidade do freio labial;
  • Falta de algum dente.

Ele pode provocar problemas bucais?

Como já dissemos, o diastema não é um problema bucal. Normalmente, ele causa apenas um incômodo estético. No entanto, é possível que alguns problemas possam se desenvolver devido a ele.

Algumas pessoas tem o diastema nos dentes estão no fundo da boca, ou seja, aqueles que são responsáveis pela mastigação. Com isso, pode acontecer de ficar alguns restos de alimento entre os espaço, o que pode ocasionar em problemas bucais. Por isso, é de extrema importância o uso do fio dental e claro, fazer uma boa escovação.

Existe tratamento?

Se você tem diastema e ele te gera incômodo, nós trouxemos uma excelente notícia: ele pode ser tratado. Portanto existem vários tratamentos possíveis, sendo importante avaliar com o seu dentista qual é o mais recomendado para o seu caso.

Um dos tratamentos mais procurados pelas pessoas é o aparelho ortodôntico. O aparelho ortodôntico é muito indicado para alinhar corretamente os dentes e fazer a movimentação correta destes.

Uma das vantagens de realizar o tratamento ortodôntico para diminuir o diastema é que atualmente existem aparelhos, como o Invisalign, que são muito confortáveis, eficazes e oferecem resultados de forma rápida.

Se você tem diastema e se sente incomodado com ele, entre em contato conosco e venha conhecer o Invisalign. Você já vai conseguir visualizar a simulação do resultado do tratamento logo no primeiro dia e te garantimos uma enorme satisfação.