Muitas pessoas sofrem com dores de articulação bucal. Normalmente ela se parece com uma dor latejante que gera muito desconforto. Muitas vezes essas dores surgem de uma forma inesperada, mas também ela pode começar lentamente até ficar mais intensa.

No entanto, é importante sempre ressaltar que cada pessoa pode sentir essas dores de uma forma diferente, além disso, os sintomas podem variar inclusive as suas causas.

Mas quais são as causas das dores na articulação?

Existem pelo menos cinco causas para as dores de articulação. E agora nós também vamos explicar sobre elas para que vocês fiquem atento e possam tomar os devidos cuidados antes que o problema apareça.

Disfunções temporo-mandibulares

Esse é um problema que afeta a articulação temporamandibular. Ele pode fazer com que a mandíbula emita um som quando a pessoa mastiga ou abre a boca, além disso as dores que são extremamente incômodas. Com o agravamento do caso, pode ocorrer também um travamento permanente da mandíbula com a boca aberta ou fechada.

Bruxismo

O bruxismo é um problema que afeta milhares de pessoas. Ele se caracteriza pelo ranger de dentes e pode causar diversos danos aos dentes. Ele é um dos principais motivos de dores de articulação. Além disso, o ranger de dentes pode ocorrer devido ao estresse e enquanto a pessoa está dormindo. Então, o bruxismo também pode levar os dentes ao desgaste.

Problemas periodontal

Muitos não sabem, mas os problemas periodontais como cáries e abscessos ocorrem porque a dor pode propagar-se para o local da estrutural bucal gerando também muita dor. Por isso, é essencial visitar ao dentista periodicamente.

Osteomielite

A osteomielite é uma infecção que normalmente os ossos. As pessoas que sofrem com esse problema na mandíbula passam por dores, além do inchaço facial e também febre. Além disso existe sim tratamento para o problema que pode ser feito com medicamentos ou procedimentos cirúrgicos.

Abscessos dentários

Inflamação da polpa ou do nervo do dente pode levar ao abscesso dentário. O problema pode ser resultado de uma cárie dentária que não foi tratada devidamente. Com isso, as infecções se espalham pelo canal dentário atingindo os tecidos ósseos. Com isso, acontecem dores intensas que podem se espalhar. Além disso, uma forma de evitar esse problema é fazendo consultas com o dentista frequentemente.

O tratamento ortodôntico pode auxiliar no combate do problema?

A má oclusão também pode causar as dores mandibulares mesmo não sendo a principal causa do problema. Além disso, tratamento ortodôntico pode sim ser um bom aliado para a correção do problema eliminando as dores. O importante então é ir ao ortodontista e verificar a real causa do problema.

Se você está sofrendo com dores de articulação e a causa é ortodôntica, o Invisalign pode te ajudar. Além de oferecer resultados mais rápidos que os tratamentos convencionais, ele pode ser retirado para alimentação e higienização, ele é totalmente confortável e praticamente invisível. Agende conosco hoje mesmo a sua avaliação.