Higiene Bucal: como realizá-la de forma correta
HIGIENE-BUCAL

Higiene Bucal: como realizá-la de forma correta

Não é apenas para evitar cáries, a higiene bucal feita de forma correta evita mau hálito, perda dentária e feridas na boca. Além disso, escovar os dentes após as refeições garante um sorriso mais bonito e te oferece mais saúde. Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre como realizar a higiene bucal de forma correta.

Fio Dental

Uma dúvida muito comum é se o fio dental deve ser utilizado antes ou após a escovação. A ordem de utilização não importa muito, mas o recomendado é que você o faça antes da escovação, pois se deixar para depois o corpo entende que a higienização já foi feita e por isso, você pode deixar de utilizá-lo.

Para utilizá-lo primeiro você deve pegar cerca de 50 centímetros de fio e enrolar frouxamente a maior parte dele em torno de cada dedo médio, enrole um pouco mais em um dedo do que no outro, deixe aproximadamente 5 centímetros de fio entre eles.

Posteriormente, com os polegares e os dedos indicadores segurando o fio estendido, passe-o suavemente para baixo, entre os dentes. É importante estar atento para não pressioná-lo contra a gengiva para não machucá-la.

Por fim, curve o fio em volta de cada dente dando a forma de um C e mova-o para cima e para baixo nos lados de cada dente e não se esqueça de passar abaixo da linha da gengiva. Desenrole um pedaço do fio conforme for mudando de dente para dente.

Pacientes que utilizam aparelho fixo, podem comprar o Passa Fio para auxiliar na tarefa.

Escovação

Na hora de escovar os dentes é importante se concentrar na tarefa para garantir que a higienização irá ocorrer em todas as regiões da boca. Faça movimentos suaves e curtos, tenha muita atenção para a margem gengival, dentes posteriores e aqueles que são difíceis de alcançar.

  • Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
  • Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
  • Escove as superfícies de mastigação.
  • Não se esqueça de escovar a língua, pois nela se alojam muitas bactérias.

Qual a melhor escova dental?

As escovas com cerdas macias são as melhores para remoção de placas bacterianas e dos resíduos de alimentos. Outra opção são as que têm cabeças menores, pois elas alcançam melhor todas as regiões da boca.

Não se esqueça que o ideal é que você troque a sua escova de dentes a cada três meses ou quando perceber que ela começou a ficar desgastada. Além disso, é fundamental realizar a troca após uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de uma nova infecção.

Lembre-se também que para manter os dentes sempre limpos é importante visitar o dentista periodicamente e seguir as orientações dele.

Se você deseja receber maiores orientações e fazer uma limpeza periódica, entre em contato conosco e agende o seu horário.

Palavra-chave: Higiene Bucal

Deixe um comentário