Higiene e tratamento ortodôntico
Higiene

Iniciar o tratamento com o Invisalign proporciona uma grande satisfação ao paciente. Isso porque, é uma forma de cuidar da saúde bucal deixando o sorriso mais bonito e alinhado. No entanto, nesse momento é essencial reforçar os cuidados de higiene bucal, para não provocar interrupções ao tratamento.

Uma das grandes vantagens do Invisalign é que esse é um tratamento que possibilita a remoção dos alinhadores para alimentação e higienização. Já com os aparelhos convencionais, isso não é possível, consequentemente, muitos pacientes sentem dificuldades ao realizar a higienização.

Mas quais os problemas da falta de higiene?

Durante toda a vida é essencial adotarmos bons hábitos de higiene bucal. Porém, durante o tratamento ortodôntico, esses cuidados não podem de forma alguma serem negligenciados, inclusive precisam ser reforçados.

Contudo, alguns pacientes sentem desânimos ao pensar nos detalhes que a higiene envolve. No caso de quem usa o Invisalign é necessário higienizar os dentes e o aparelho regularmente. Caso não ocorra a higienização de forma correta, o paciente pode apresentar acúmulo de placa bacteriana podendo levar à gengivite e lesões de cáries.

Comprometimento do tratamento

A higienização é essencial para que o tratamento seja bem-sucedido, visto que além das cáries, podem surgir infecções que prejudicam a sustentação dos dentes e comprometem o tratamento ortodôntico. Para que a movimentação dos dentes ocorram de forma segura, a gengiva, os ossos e os ligamentos devem estar saudáveis, caso contrário, os dentes podem se movimentar em excesso causando a perda dentária.

Qual a maneira correta de proceder diante do tratamento

Para uma boa higiene bucal, siga sempre as orientações do ortodontista, faça a limpeza odontológica periodicamente e use sempre os materiais corretos.

  • Use o fio dental regularmente

O fio dental não deve ser nunca dispensado. Existem sujeiras que não são alcançadas pela escova dental, por isso, usar o fio dental regularmente é essencial.

  • Use uma escova dental macia

Ao escovar os dentes use uma escova macia para não causar feridas na gengiva. Lembre-se de escovar os dentes, gengiva, língua e bochecha. Além de escovar os dentes lembre-se de escovar o aparelho.

  • Caso recomendado pelo dentista use antisséptico bucal

Caso o ortodontista recomende, você pode complementar a higienização com um antisséptico com flúor. Porém, vale lembrar que o antisséptico não deve nunca substituir a escovação e o fio dental.

  • Lembre-se que o tratamento também depende de você!

Ao contrário do que muitos acreditam, o tratamento ortodôntico não depende apenas do ortodontista, mas também do paciente. Por isso, seguir as orientações corretamente é essencial para obter sucesso.

Portanto, caso você queira iniciar um tratamento ortodôntico. Que seja prático, higiênico e estético, venha conhecer o Invisalign. Entre em contato e agende agora o seu atendimento.

No Comments
Leave a Reply