Invisalign x Braquetes: conheça 5 diferenças entre os tratamentos
Invisalign

Invisalign x Braquetes: conheça 5 diferenças entre os tratamentos

O Invisalign está conquistando cada vez mais espaço no cenário ortodôntico e se tornando o queridinho dos pacientes. Mas você conhece as principais diferenças em relação aos braquetes utilizados no tratamento convencional? 

São muitas as diferenças entre os dois tipos de tratamento, desde a primeira consulta, até o resultado final. Confira as principais vantagens do Invisalign em relação aos métodos tradicionais. 

Design 

Adotando o tratamento com Invisalign, você dirá adeus ao sorriso metálico, garantindo um visual muito mais discreto durante o período de uso. Isso se deve ao fato de que os alinhadores são produzidos em material transparente, se ajustando perfeitamente à linha da gengiva, sendo praticamente imperceptível. 

Ao contrário do sistema de braquetes e arcos normalmente utilizados, os alinhadores Invisalign corrigem a posição dos dentes através da tecnologia SmartTrack, permitindo uma movimentação mais precisa, com aplicação de uma força constante mais suave nos dentes. 

Invisalign é conforto e praticidade 

Uma das principais diferenças e vantagens do invisalign é o conforto e a praticidade proporcionados pelo método tecnológico do tratamento. Diferente dos aparelhos fixos metálicos, temidos por fazer parte de um processo incômodo e dolorido, os alinhadores são feitos com material maleável e totalmente removível. 

Fácil de tirar e fácil de colocar. Os alinhadores se encaixam perfeitamente no sorriso de cada paciente, sem causar desconfortos e alterar o dia a dia. Caso seja necessário, basta retirar, guardar na caixinha e voltar a colocar novamente. 

Tempo de tratamento 

Um ponto a ser temido nos métodos tradicionais, é o longo período necessário para a conclusão do tratamento. Mas, com o Invisalign, este processo pode ser até duas vezes mais rápido. Isso se deve a atuação conjunta da tecnologia dos alinhadores ao planejamento virtual de cada etapa, permitindo a visualização mais precisa das movimentações. 

O dentista poderá, portanto, planejar a aplicação de força nos dentes para a correção do seu sorriso, sem afetar os dentes que não precisam ser movimentados. Tal planejamento evita atrasos no tratamento e proporciona um processo mais ágil. 

Manutenção 

Outra grande diferença em relação aos braquetes, é a manutenção. Além de realizar menos visitas ao dentista, você receberá todos os alinhadores que serão utilizados durante o tratamento, podendo realizar as trocas sem sair de casa, graças ao planejamento virtual que permite antecipar as movimentações necessárias para a corrigir as posições dos dentes. 

Normalmente, a troca de alinhadores é realizada a cada duas semanas, contribuindo ainda mais para maior agilidade no tratamento. Mas, apesar disso, o acompanhamento com profissionais continua sendo indispensável. Mesmo com visitas em intervalos de tempo maiores, ainda são necessárias idas regulares ao dentista. 

Higiene 

Como citado anteriormente, o invisalign é totalmente removível e, por isso, a higiene bucal e do próprio aparelho é ainda mais prática. Os aparelhos fixos são mais difíceis de limpar devido a sua estrutura, onde resíduos de alimentos podem ficar presos, exigindo maior esforço no momento da higienização. 

Por outro lado, os alinhadores invisalign podem ser retirados no momento da higienização, fator que facilita o processo, bastando escová-los e colocá-los novamente. Essa diferença contribui para uma melhor saúde bucal, ajudando a manter todos os cuidados diários com total praticidade. 

 

Deixe um comentário