Invisalign: As 10 perguntas mais frequentes sobre Ortodontia Digital
Invisalign

Invisalign: As 10 perguntas mais frequentes sobre Ortodontia Digital

O Invisalign, atualmente, é o sistema mais inteligente para correção dos dentes. Por ser uma nova tecnologia, podem surgir muitas dúvidas a seu respeito. Por isso, iremos esclarecer algumas delas! 

 O tempo de tratamento é mais rápido que o convencional? 

Sim! Essa é uma das principais vantagens do tratamento com Invisalign, podendo ser até 50% mais rápido em relação aos métodos convencionais. O principal motivo é a precisão do planejamento de cada etapa do tratamento realizado pelo ortodontista, com o apoio de um software de última geração. 

Com que material são feitos os alinhadores? 

Os alinhadores são confeccionados exclusivamente em material SmartTrack, patenteado pela Align. Este material é capaz de se adaptar com perfeição à anatomia da boca de cada paciente e foi desenvolvido ao longo de oito anos de pesquisas. 

Durante este período, ao todo foram 260 opções de materiais. Confortável, resistente e quase imperceptível, o SmartTrack resultou de décadas de experiência em biomecânica e ciência dos materiais, sendo totalmente seguro para uso prolongado. 

Preciso ir ao dentista sempre que for trocar de alinhador? 

O tratamento com Invisalign é programado desde o diagnóstico inicial, através de um scanner intraoral. Durante cada consulta, o ortodontista avalia o avanço do tratamento e realiza os ajustes necessários para que o cronograma de movimentação dos dentes seja cumprido e o resultado saia como esperado. 

Portanto, o paciente é orientado sobre o prazo de uso de cada alinhador e as trocas podem ser realizadas sem a necessidade de ir ao consultório. 

Consigo falar e comer normalmente com os alinhadores? 

Os alinhadores são feitos com impressora 3D para se adaptar perfeitamente à boca, dentes e gengivas de cada um dos pacientes. Por isso, a dicção é pouco afetada pelo uso do aparelho. Entretanto, por serem completamente removíveis, não se recomenda comer com os alinhadores na boca. Retire-os e aproveite sem restrições! 

O tratamento com Invisalign é doloroso? 

Não! A força aplicada pelos alinhadores nos dentes é de forma constante e suave, proporcionando que o desconforto com a movimentação seja bem menor em relação aos métodos convencionais. Pode ocorrer do paciente sentir uma leve pressão após a troca de alinhador, mas nada que interfira na sua rotina. 

 O Invisalign se restringe ao tratamento para adultos? 

Esse sistema de tratamento é perfeito para pacientes de todas as idades! Dentro do sistema Invisalign, há versões de alinhadores próprios para crianças (Invisalign First e Kids) e adolescentes (Invisalign Teen), com faixa com pigmentação para controle dos pais, proporcionando conforto e praticidade no uso e manutenção. 

Esta é uma tecnologia recente? 

O Invisalign, apesar do sucesso recente deste modelo de ortodontia no Brasil, já existe há 20 anos. Ao redor do mundo, mais de seis milhões de pacientes já foram tratados com alinhadores Invisalign. 

Qualquer ortodontista pode fazer tratamento com Invisalign? 

A resposta é não! Para trabalhar com essa tecnologia é necessário que se tenha uma formação específica. O Programa de Credenciamento para os profissionais que estejam aptos a prescrever o tratamento com Invisalign se inicia com aulas online e inclui cursos presenciais com ortodontistas habilitados, além de palestras e cursos de atualização. 

Atenção: apenas os profissionais com o título de Invisalign Doctor, fornecido exclusivamente pela Align, estão habilitados para trabalharem com este sistema. 

Por que o Invisalign é considerado como Ortodontia Digital? 

O Invisalign é considerado como Ortodontia Digital porque é planejado, adaptado e monitorado pela tecnologia digital. O diagnóstico é feito com scanner intraoral iTero, dispensando o uso de moldes de massa. Os registros 3D obtidos com o scanner são transmitidos ao software exclusivo ClinCheck, para mapear todo o percurso do sorriso. Já os alinhadores são feitos sob medida, com impressora 3D para obter maior precisão. 

Este modelo de tratamento serve para corrigir mordidas? 

Sim! Além do alinhamento dos dentes, o Invisalign permite a correção de problemas como sobremordida, prognatismo, mordida cruzada, diadema e mordida aberta. O alinhamento de dentes muito separados ou apinhados é feito ao mesmo tempo em que os alinhadores trabalham a movimentação mandibular e da estrutura óssea do paciente.  

 

Deixe um comentário