Que o tratamento seja finalizado com sucesso é o desejo de todo mundo, mas para isso é preciso ter uma série de cuidados ao longo do procedimento e um dos principais deles é a higienização dos dentes e do aparelho. Umas das praticidades do Invisalign é que ele pode ser removido para alimentação e higienização, mas como limpar o aparelho? É sobre isso que vamos tratar neste artigo.

Quem deseja um tratamento confortável, discreto e higiênico sabe que o Invisalign é a opção mais que perfeita, pois além de tudo isso os resultados são rapidamente obtidos e percebidos pelo paciente. O Invisalign é transparente e pode ser removido, ou seja, não precisa ser fixado aos dentes, então isso facilita para manter a higienização da boca e do próprio aparelho.

Mas como qualquer aparelho, ele fica muito tempo dentro da sua boca e por isso, os cuidados com a higienização devem ser redobrados para manter a sua saúde bucal alinhada com o seu tratamento ortodôntico. E vamos falar agora de alguns cuidados que você deve ter.

Como limpar os aparelhos

Primeiramente, é importante que antes de colocar o aparelho na boca você escove bem os dentes e o aparelho. E para manter o seu aparelho sempre limpo, lave-o com água morna e escove-os com uma escova, assim como você escova os seus dentes. Existem produtos específicos para limpeza do Invisalign e você pode utilizá-los.

Ao escovar os alinhadores observe cuidadosamente se não existem partículas de sujeira dos dois lados e retire-as com o auxílio da escova, limpando-o completamente.

Após escovar os aparelhos coloque-o sob água corrente morna para eliminar os resíduos do produto utilizado para a limpeza. Portanto, deixe-o secar antes de colocá-lo novamente.

Atenção! Nunca enxágue o aparelho em água quente, pois isso poderá danificar o seu aparelho de forma permanente. A pasta de dente pode conter ingredientes abrasivos que podem arranhar o aparelho e fazer com que ele se torne mais visível, por isso, peça orientação ao dentista de qual produto utilizar para a higiene do alinhador.

Depois de ter higienizado o aparelho utilize o fio dental nos seus dentes e faça a sua higienização cuidadosamente, verifique então se não ficou resíduos dos alimentos nos dentes, feito isso você poderá colocar o Invisalign novamente.

É importante lembrar que os cuidados com a higiene bucal de quem usa aparelhos deve ser a mesma de quem não faça uso deles. Além disso, ela é essencial para que o seu tratamento seja bem sucedido.

Não existe restrições quanto a alimentação

Por se tratar de um aparelho removível, você não precisa passar por restrições alimentares, mas é importante que após comer você faça a higienização completa dos dentes antes de colocar o aparelho.

Cuidados com o manuseio do Invisalign

Sempre tenha muito cuidado ao manusear o seu Invisalign, por isso, ao retirá-lo da boca, guarde-o na caixinha de proteção. Então, não deixe o aparelho solto em algum lugar, pois ele é pequeno, leve e transparente e você pode perdê-lo facilmente. Portanto, guarde-o sempre de forma adequada para que não ocorram danos.

Portanto, se você deseja saber mais sobre o Invisalign, fale conosco. Vamos esclarecer todas as suas dúvidas.