Invisalign: é comum sentir dor nos primeiros dias?
Invisalign

Invisalign: é comum sentir dor nos primeiros dias?

Uma das principais vantagens em usar o Invisalign é o conforto que ele pode proporcionar. Contudo, alguns pacientes ficam em dúvida sobre sentir dor no início do tratamento. Muitos questionam se é normal sentir incômodos nos primeiros dias. Por isso, hoje vou falar um pouco mais sobre esse assunto. 

Nos primeiros dias o Invisalign pode causar dor

Ainda que a principal proposta do Invisalign seja proporcionar maior conforto aos pacientes, é importante dizer que nos primeiros dias o paciente pode sentir dor. Claro que, comparada à intensidade dos aparelhos convencionais, a que o paciente do Invisalign vai sentir é menor. Isso porque, por se tratar de um aparelho removível, ele produz uma força intermitente. 

Assim, a menor intensidade da dor acontece devido aos intervalos em que o paciente remove o aparelho. Ou seja, tanto os aparelhos convencionais quanto o removível promove a movimentação dentária por meio de forças leves que reposicionam os dentes em seus alvéolos com processos de modelação óssea. 

O que o paciente irá sentir é uma pressão nos dentes, que demonstra que o aparelho está realizando o seu trabalho de forma correta. 

É possível aliviar a dor?

Se você vai iniciar ou iniciou o seu tratamento, fique tranquilo que é possível aliviar a dor. Existem algumas medidas simples como, ingerir água gelada nas primeiras horas ou fazer o uso de compressa fria no lado externo da boca. Você também pode tentar consumir chás calmantes para diminuir a dor. 

Vale lembrar que, o tratamento ocorre de forma progressiva. Dessa forma, existe uma sequência de placas que vão sendo substituídas ao longo do tratamento. Assim, ao fazer a troca, é natural que nos primeiros dias você sinta um leve incomodo. 

Consulte ao seu ortodontista 

Como eu disse, a dor nos primeiros dias do tratamento ou ao realizar a troca das placas é natural. Contudo, fique atento se ela se prolongar por muitos dias e converse com o profissional responsável pelo tratamento. Pois, pode ser necessário fazer uma readequação da força na placa ou substituí-la. 

Se você deseja compreender melhor o funcionamento do Invisalign, entre em contato comigo hoje mesmo. 

Deixe uma resposta