Invisalign para pacientes de terceira idade: quais as diferenças?
terceira idade

Invisalign para pacientes de terceira idade: quais as diferenças?

O Invisalign é um tratamento ortodôntico rápido, prático e indolor que, cada vez mais, vem sendo adotado pelos pacientes. Uma das dúvidas recorrentes é quanto ao seu uso na terceira idade. Neste textos, esclarecemos algumas questões sobre o assunto.

Invisalign: há limite de idade?

Não existem restrições de idade para aderir ao tratamento com Invisalign, podendo ser utilizado desde os pacientes adolescentes, até aqueles que possuem mais idade. O fator fundamental para utilização de qualquer aparelho ortodôntico é a saúde dos dentes e da gengiva e não é diferente com o Invisalign. Antes do tratamento é realizada a avaliação da saúde bucal geral do paciente.

Em alguns casos, onde se possuem graves retrações gengivais, o tratamento ainda pode ser realizado com alinhadores. Entretanto, essas situações precisam ser bem diagnosticadas, planejadas e conduzidas por um Invisalign Doctor experiente. Apesar destes fatores, não há limite de idade para o tratamento.

Qual a diferença do tratamento entre pacientes jovens e os de mais idade?

No caso dos adolescentes, os alinhadores são trocados a cada 7 dias, pois o osso é mais maleável. Por outro lado, no caso dos pacientes adultos, a troca é realizada a cada 10 dias nos casos mais comuns. Em outros casos específicos, o paciente pode ser orientado a realizar a troca dos alinhadores a cada 15 dias. Mas esses detalhes variam de acordo com o paciente.

Para pacientes de terceira idade, o tratamento é mais longo?

Essa não é uma regra. O fator responsável pelo tempo de tratamento é a complexidade do caso. Um determinado paciente da terceira idade, que possua queixas de estética, pode ter o mesmo ou menor tempo de tratamento, em relação a um jovem com maloclusão complexa. Por este motivo a avaliação é essencial, para que se possa ter informações adequadas para cada situação.

Quais os benefícios do Invisalig para a terceira idade?

São inúmeras as vantagens deste tratamento para pacientes de idade avançada, como estética, conforto e liberdade para se alimentar e realizar a higienização completa da boca, incluindo o uso do fio dental. O alinhador deve ser removido para alimentação e higienização dos dentes e após isso, ser realocado. Indica-se que o aparelho seja utilizado cerca de 22h por dia. Outra vantagem é o tempo de tratamento, já que os alinhadores são trocados a cada 10-15 dias, tornando o alinhador mais ágil que qualquer outra técnica.

Quais cuidados devem ser tomados?

Higienização impecável, revisão com dentista clínico-geral e periodontista, uso correto dos alinhadores conforme o indicado e evitar a remoção repetitiva do Invisalign.

Os resultados para a terceira idade são tão bons quanto nas outras fases?

Essa é uma preocupação a menos, pois podemos dizer que é possível alcançarmos resultados excelentes em qualquer idade, seguindo a individualidade de cada caso.

 

Deixe um comentário