Dificuldades em mastigar e dores de cabeça constante são alguns dos principais sintomas da má oclusão. No entanto, muitos pacientes desconhecem o problema e por isso, não conseguem um tratamento efetivo. Pensando nisso, também preparamos esse artigo para trazer maiores esclarecimentos sobre o assunto.

O que é a má oclusão?

A má oclusão dentária é o alinhamento inadequado dos dentes e a forma como se encaixam dos dentes superiores e inferiores. O correto é quando os dentes superiores se sobrepõem aos dentes inferiores. Além disso, essa forma de alinhamento favorece a mastigação e distribui as forças da mastigação de forma uniforme. Quando essa força é distribuída de forma desigual os dentes podem então sofrer um maior desgaste, correndo também o risco deles se soltarem ou das coroas sofrerem fraturas.

Quais os tipos de oclusão?

Entre as normais e as irregulares, existem três tipos de oclusão dentária, são elas:

1 – Classe 1: oclusão correta em que o arco dentário superior tem o encaixe perfeito com o arco dentário inferior;

2 – Classe 2: o arco dentário superior é muito maior que o inferior passando a sensação de que a pessoa não tem queixo;

3 – Classe 3: o arco dentário superior é menor que o inferior e o queixo da pessoa parece ser grande.

Quais as causas?

A má oclusão pode ocorrer por diversos fatores. Um desses fatores são os maus hábitos na infância. É essencial que os pais controlem ou não permitam o uso de chupetas por crianças, pois além de atrapalhar a má formação dos dentes, pode comprometer a oclusão dentária.

Além disso, fatores genéticos, problemas respiratórios, falta de amamentação e má alimentação também contribui para o desenvolvimento de uma má oclusão. O ideal para evitar o problema é ficar atento à essas situações.

Quais os principais sintomas do problema?

A oclusão pode trazer diversos problemas para a saúde do paciente e por isso, é necessário visitar regularmente o dentista para evitar o desenvolvimento do problema. Algumas das consequências são:

  • Risco elevado de desenvolvimento de cáries;
  • Perda dentária;
  • Desgaste anormal dos dentes;
  • Dores de cabeça frequente;
  • Zumbido nos ouvidos;
  • Sensibilidade nos dentes;
  • Problemas de articulação;
  • Dificuldades em mastigar.

Qual o tratamento recomendado para o caso?

Para identificar o problema e realizar o tratamento é necessário buscar a ajuda de um ortodontista. E uma das opções rápidas e confortáveis para solucionar problemas de oclusão é o Invisalign. O Invisalign é um aparelho praticamente invisível, o que oferece um enorme ganho estético ao paciente, e pode ser removido para alimentação e higienização.

Se você está sofrendo com a má oclusão, entre em contato conosco e agende já o seu atendimento, nós iremos oferecer a solução certa para você.