Ortodontia: entenda mais sobre ela
Ortodontia

Ortodontia: entenda mais sobre ela

Você certamente já ouviu falar em ortodontia. Mas você sabe o que o termo quer dizer? A ortodontia é uma especialidade da odontologia responsável por tratar problemas relacionados à arcada dentária. Dessa forma, é possível tratar por meio dela mordida cruzada, diastemas, dentes tortos, entre outros. No entanto, é natural que algumas dúvidas sobre a área surjam, e é sobre isso que vou falar nesse artigo.

Como funciona a ortodontia?

A ortodontia é uma especialidade responsável pelo posicionamento dos dentes na arcada dentária e por avaliar as proporções do rosto. Ela pode ser dividida entre preventiva, interceptiva e corretiva. Ainda que ela seja dividida entre três, o objetivo é sempre proporcionar mais saúde e bem-estar ao paciente, por meio do posicionamento correto dos dentes.

Como funcionam as divisões?

Ortodontia preventiva: o objetivo dela é prevenir o desenvolvimento ou agravamento de problemas. Normalmente, ela ocorre já na infância, visando verificar o espaçamento para o desenvolvimento da dentição.

Ortodontia interceptiva: aqui a intenção é realizar uma intervenção logo no início do problema, durante a fase da dentição mista. O objetivo é evitar o agravamento no futuro e tentar evitar a necessidade de intervenção cirúrgica.

Ortodontia corretiva: ela é feita quando o paciente está na fase adulta com todos os dentes permanentes posicionados. Ela é indicada quando existe necessidade de correção da posição dentária.

Posso procurar um profissional em qualquer fase?

O recomendado é fazer um acompanhamento com o ortodontista antes mesmo da troca dos dentes iniciarem. Contudo, em qualquer fase da vida é possível fazer correções ortodônticas promovendo a saúde bucal. Atualmente, existem tratamentos modernos como o Invisalign que pode ser feito em qualquer idade. Além de tratar casos complexos, o Invisalign é confortável, e pode ser removido para alimentação e higienização.

Se você deseja recuperar a saúde bucal por meio do tratamento ortodôntico, entre em contato com a minha equipe e agende a sua avaliação. Vou apresentar as melhores opções para o seu caso.

Deixe uma resposta