Ortodontia preventiva: vantagens
Ortodontia preventiva

Neste artigo vamos abordar a importância da ortodontia preventiva. Existe um ditado muito famoso que diz que prevenir é melhor que remediar. E isso se aplica à diversas áreas da nossa vida, inclusive na nossa saúde bucal. Afinal, prevenir problemas bucais também oferece diversas vantagens.

A ortodontia é área da odontologia responsável pelo posicionamento correto dos dentes e dos ossos do maxilar. Sendo ela então fundamental para evitar problemas de mordida, dores de cabeça proporcionado o bem estar físico do paciente. No entanto, ela não precisa ser aplicada apenas para corrigir problemas, os tratamentos ortodônticos também podem ser feitos de forma preventiva. Portanto, agora você vai entender como isso pode ser feito.

O que é a ortodontia preventiva?

Como já dissemos anteriormente, a ortodontia tem como finalidade a prevenção ou o diagnóstico de problemas de alinhamento dos dentes e dos ossos do maxilar. E ela é então de extrema importância ao organismo, já que dentes desalinhados podem provocar diversos problemas à saúde como alterações ósseas, problemas de autoestima, mastigação e até mesmo dores de cabeça.

Quando o tratamento é feito de forma preventiva, o principal objetivo é evitar o desenvolvimento dos dentes em um posicionamento errado. Portanto, para que isso seja feito, é preciso que a pessoa faça um acompanhamento regular com ortodontista, que irá fazer o estudo e o planejamento do tratamento. O objetivo é então evitar a complicação dos problemas também na vida adulta.

Como é feito o planejamento?

Assim como qualquer tratamento, o ortodôntico preventivo exige um planejamento prévio do profissional. Nesse planejamento será feito então o mapeamento dos dentes do paciente, além da observação das principais características das estruturas e do espaço disponível na boca para o desenvolvimento dos dentes.

Durante o período do planejamento é comum o ortodontista questionar sobre os hábitos do paciente, como bruxismo, uso de chupetas, sucção de dedos, entre outros fatores que influenciam na forma que a arcada dentária irá se desenvolver.

Por que fazer o tratamento preventivo?

O tratamento ortodôntico preventivo oferece diversos benefícios ao paciente tais como: evitar dores futuras, melhor formação dos dentes, ganhos estéticos, além disso também previne problemas futuros de arcada, entre outros.

O ideal é que o acompanhamento com ortodontista se iniciem na infância. E também atualmente, existem aparelhos ortodônticos que podem ser usados nos primeiros anos de vida, como por exemplo o Invisalign First.

O Invisalign First é um tratamento ortodôntico removível e transparente desenvolvido exclusivamente para crianças que ainda não realizam a troca dos dentes. Ele ajuda a corrigir problemas de espaçamento, alinhamento dos dentes, entre outros.

Portanto, se você deseja fazer a prevenção de problemas de alinhamento dos dentes do seu filho, entre em contato conosco e agende agora a avaliação.

No Comments
Leave a Reply