Um sorriso bonito faz parte do sonho de muitas pessoas, não é mesmo? Para isso, elas recorrem à ortodontia. Porém, alinhar os dentes e corrigir a mordida proporcionam benefícios que vão além das questões estéticas. Afinal, existe uma importante relação entre ortodontia e qualidade de vida, devido aos benefícios que o tratamento proporciona. 

Se você deseja entender mais sobre essa especialidade e os benefícios que a ortodontia pode te oferecer, continue lendo este artigo. 

Qual a função da ortodontia?

A ortodontia é a área responsável por movimentar os dentes e ossos maxilares por meio de aparelhos ortodônticos. Com isso, ela oferece tratamentos que deixam o sorriso mais bonito e saudável. 

Por ser uma área muito estudada na odontologia, atualmente é possível encontrar diversos modelos de aparelhos ortodônticos, como os fixos, metálicos, estéticos, móveis, e o Invisalign. 

Os principais problemas que podem ser tratados por ela são:

Como é feito o tratamento?

Para iniciar o tratamento ortodôntico, é preciso que o paciente faça uma avaliação com um dentista especialista. A partir dessa avaliação, o ortodontista irá pedir alguns exames que serão essenciais para confirmar o diagnóstico e planejar o tratamento. Após isso o aparelho será instalado. 

No caso do tratamento com o Invisalign, o paciente irá passar por um planejamento digital em que na primeira consulta será possível visualizar os resultados que o tratamento irá proporcionar. Além disso, serão determinados os números de alinhadores necessários.

Por que a ortodontia proporciona qualidade de vida?

O tratamento além de alinhar os dentes e proporcionar o encaixe perfeito da mordida, deixa o sorriso muito mais bonito. A questão da estética é fundamental para a qualidade de vida da pessoa, visto que, com um sorriso mais bonito, ela terá maior liberdade de sorrir. 

Mostrar o sorriso faz com que a pessoa passe uma imagem de ser mais receptiva, dando novas oportunidades profissionais e sociais à pessoa. Mas o aparelho também ajuda a prevenir doenças bucais, visto que facilita a higienização bucal e devido à frequência de visitas ao dentista. 

Muitos não sabem, mas o tratamento ortodôntico também oferece melhorias à respiração e mastigação, influenciando diretamente na digestão. 

Se você deseja iniciar o seu tratamento ortodôntico, mas sente desconfortável devido à presença dos fios e braquetes, venha conhecer o Invisalign. O Invisalign é um aparelho invisível, removível, sem fios e braquetes, e ainda proporciona resultados rápidos. Entre em contato e agende a sua consulta. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.