Ortotontia: suas principais abordagens
Ortodontia

Ortotontia: suas principais abordagens

Muitos pensam na ortotontia apenas para alinhar os dentes que estão visivelmente desalinhados. No entanto, existem pelo menos três formas de realizar o tratamento ortodôntico, sendo por meio da ortodontia interceptiva, corretiva e preventiva. Todas essas formas de tratamento tem como objetivo proporcionar maior saúde na ortodontia do paciente. E para definir qual será aplicada em cada paciente é necessária uma avaliação.

Mas o que é cada uma dessas abordagens da ortodontia? É sobre isso que vou falar neste artigo.

O que é a ortodontia interceptiva?

A ortodontia interceptiva é quando ocorre a intervenção do cirurgião no momento em que ocorre o diagnóstico do início de um problema. Isso ocorre normalmente na primeira dentição ou na dentição mista. O objetivo é evitar complicações que levem a um tratamento mais complexo.

Dessa forma, o ideal é fazer o acompanhamento com ortodontista logo nos primeiros anos da infância, pois já é possível fazer o tratamento para mordidas cruzadas, evitando cirurgias na fase adulta.

Corretiva

Já a ortodontia corretiva é recomendada para solucionar problemas já existentes de oclusão e posicionamento da dentição, podendo ser já a permanente ou a mista. A ortodontia corretiva normalmente é a mais aplicada, visto que os pacientes não realizam um acompanhamento ortodôntico com regularidade. Com o uso de aparelhos como o Invisalign, por exemplo, é possível realizar as movimentações dos dentes, ossos maxilares e mandibulares, corrigindo o posicionamento, solucionando problemas de alinhamento, oclusão, entre outros.

Preventiva

Por fim, a ortodontia preventiva tem como intuito prevenir problemas de mau posicionamento dos dentes e oclusões. Ela ajuda a evitar que determinados problemas se agravem, e dessa forma, evitar tratamentos prolongados e complexos, e até mesmo a extração de dentes ou cirurgia ortognática. Além disso, o profissional irá orientar o paciente sobre hábitos que prejudicam a oclusão como a sucção não nutritiva (uso de chupetas ou chupar os dedos).

Se você deseja realizar o seu tratamento ortodôntico com agilidade e segurança, venha conhecer o Invisalign. O Invisalign é o tratamento indicado para os mais diversos casos, e devolve a estética e beleza do seu sorriso. Entre em contato e agende agora a sua consulta.

Deixe uma resposta