Ortodontista: quando deve ser a primeira consultado do meu filho?
ortodontia-infantil

Assim como as outras áreas da saúde, os cuidados com a saúde bucal dos nossos filhos devem iniciar-se logo após o nascimento. Mas para evitar erros, é necessário iniciar o acompanhamento com o dentista cedo. A primeira consulta deve ocorrer de acordo com o desenvolvimento da dentição e dos ossos da face, porém de maneira nenhuma ela pode ser deixada de lado. Mas você sabe qual a idade certa para levar o seu filho ao ortodontista? É sobre isso que vamos tratar neste artigo.

Muito além da estética, levar o seu filho ao odontologista é garantir o bem estar e a saúde bucal do seu filho, além da adoção de hábitos corretos. Entretanto, também é necessário levá-lo precocemente ao ortodontista para garantir o posicionamento correto dos dentes e o desenvolvimento adequado dos ossos da face.

O mais indicado é que a criança realize a primeira visita ao ortodontista entre cinco e sete anos. Pois é nessa fase que inicia-se o processo de troca dos dentes de leite para os permanentes. É bem provável que o ortodontista solicite as radiografias para acompanhar o desenvolvimento dos dentes, identificar irregularidades na formação dos ossos e às ausência dentárias.

Durante a avaliação é possível que o ortodontista identifique alguns problemas que são muito comuns entre eles se encontram:

  • Erros na respiração bucal;
  • diastemas;
  • dentes fora da posição correta;
  • mordida aberta, cruzada ou profunda;
  • dificuldades na mastigação;
  • falta de proporção entre os maxilares;
  • perda precoce ou retenção prolongada dos dentes de leite;
  • articulação que emitem ruídos;
  • falta de espaço para os dentes permanentes.

O tratamento ortodôntico auxilia a tratar estes e outros problemas e quanto mais cedo for iniciado o tratamento, mais rápidos e eficazes serão os resultados. A ortodontia auxilia a abrir espaços para dentes permanentes, corrige o posicionamento de dentes tortos, melhorar a função mastigatória e o desenvolvimento dos ossos da face proporcionando muito mais saúde e bem estar ao seu filho.

Se o seu filho ainda não realizou a consulta com o ortodontista, entre em contato conosco e agende agora mesmo.

No Comments
Leave a Reply