Problemas ortodônticos: conheça os 5 principais
Problemas ortodônticos

Problemas ortodônticos: conheça os 5 principais

Existem diversos problemas ortodônticos que geram incômodos como dores de cabeça, dificuldade em falar, mastigar, e até mesmo o desalinho dos dentes. No entanto, muitos acreditam que apenas os dentes desalinhados precisam de tratamento. Pensando nisso, preparei esse artigo para trazer mais informações sobre o assunto para você.

Quando os problemas ortodônticos surgem, é preciso realizar o tratamento especializado. Assim, o paciente irá recuperar a saúde e qualidade de vida. Mas você sabe quais são os casos em que o tratamento são necessários? Não deixe de conferir.

O que causa a necessidade de fazer o tratamento ortodôntico?

Existem diversos fatores que tornam necessário o tratamento ortodôntico. Pois, esses problemas ortodônticos podem causar cáries, mau hálito, dores de cabeça, entre outros quadros que geram incomodo ao paciente. Isso ocorre porque, o posicionamento incorreto dos dentes e apinhamento, dificulta a higienização, podendo até mesmo provocar cáries.

Apinhamento dos dentes é um dos problemas ortodônticos que exige tratamento

Ao contrário do que muitos acreditam, o apinhamento dos dentes não pode ser ignorado. Isso porque, esse é um problema ortodôntico que interfere diretamente na saúde bucal e autoestima do paciente. 

O apinhamento dos dentes gera dificuldades na mastigação, fala e principalmente na higienização. Com isso, muitos dos pacientes que sofrem com esse problema, também apresentam outros quadros de saúde que exigem tratamentos complexos. 

Dentes muito grandes

Quando os dentes anteriores e superiores ficam à frente dos inferiores, isso prejudica a estética do sorriso e mastigação. Dessa forma, é importante que o paciente faça um acompanhamento ortodôntico, para iniciar o tratamento. Esse é um dos casos que podem ser evitados com ortodontia preventiva, por isso, é importante fazer a consulta logo quando dos dentes estiverem em desenvolvimento. 

Mordida cruzada 

A mordida cruzada é também conhecida como mordida invertida. Ela está entre os principais problemas ortodônticos. Normalmente, a mordida cruzada ocorre quando o maxilar não se encaixa perfeitamente à mandíbula. A pessoa que sofre com essa condição pode aparentar estar com a boca torta. 

Diastemas 

O diastema é uma condição que todos podem perceber, e com isso, gera muitos desconfortos ao paciente. Ele se caracteriza pelas falhas ou espaços entre os dentes causados pela falta de outros elementos dentários, ou pelo espaçamento em excesso. Esse problema pode ser percebido principalmente quando a pessoa sorrir. Por ser muito comum, esse é um dos principais motivos para que os pacientes busquem por tratamento ortodôntico. Normalmente, os pacientes que sofrem com essa condição, sentem-se intimidados de sorrir. 

Mordida aberta 

A mordida aberta ocorre quando os dentes superiores não tocam os inferiores, ainda que, a pessoa esteja com a boca fechada. 

Além desses, existem outros fatores que levam à necessidade de iniciar o tratamento ortodôntico, como exemplo, a perda precoce do dente de leite que pode prejudicar o espaço que a cavidade oral precisa para o nascimento dos dentes permanentes. Nesses casos, é recomendado, fazer o acompanhamento com ortodontista logo na infância. 

Quais as alternativas de tratamento?

Apesar desses problemas serem comuns, você não precisa sofrer com eles. A ortodontia passou por grande evolução, e atualmente, existem diversos tratamentos que podem ser aplicados para esses casos de problemas ortodônticos, como os aparelhos fixos convencionais, aparelhos fixos estéticos e aparelhos móveis. Mas, entre as diversas opções, destaco o alinhador Invisalign, que é uma opção que tem sido buscada, principalmente por adultos. Isso porque, o Invisalign é um tratamento mais estético, rápido e confortável. 

As principais características do Invisalign são: aparelho praticamente invisível, pode ser removido para alimentação e higienização, tratamento totalmente previsível e personalizado.

Se você deseja iniciar o seu tratamento ortodôntico com o Invisalign para tratar os principais problemas ortodônticos, venha fazer a sua consulta avaliativa. Irei apresentar o aparelho para você e fazer o seu plano de tratamento. 

Deixe um comentário