Respirar pela boca: 3 principais problemas
Respirar pela boca

Respirar pela boca: 3 principais problemas

Muitos não sabem, mas a respirar pela boca pode causar diversos malefícios à saúde bucal. Isso porque, a respiração tem uma importante função em nosso organismo, e quando ela é feita de forma incorreta podem ocorrer diversos prejuízos. 

O oxigênio funciona como um combustível ao corpo, podendo mantê-lo sem ingerir água ou alimentos por um determinado período. Mas, quando ficamos se respirar, as nossas funções vitais falham. Por este motivo, é importante observar se a sua respiração está correta. 

Mas você sabe quais os prejuízos da respiração bucal? Neste artigo vou esclarecer um pouco sobre o assunto para você. 

Principais prejuízos de respirar pela boca

Geralmente, fazemos a inspiração do oxigênio pelo nariz e expiramos o gás carbônico pela boca. A nossa cavidade nasal funciona como um filtro, reduzindo as impurezas do ambiente. Porém, isso não ocorre ao respirar pela boca, dessa forma, o primeiro grande problema é a ingestão de impurezas do ar no pulmão. 

Mas o principal problema não está apenas na ingestão desse ar menos puro, mas nas consequências a longo prazo. Muitas pessoas sofrem com excesso de cáries, apinhamento dental, e até mesmo dores de cabeça, devido à respiração incorreta. Mas existem outros problemas que vou apresentar a vocês. 

Ronco e apneia de sono

O ronco e a apneia de sono são os principais problemas para aqueles de se respirar pela boca ao dormir. 

O ronco se caracteriza por um ruído provocado pelo estreitamento ou obstrução das vias respiratórias superiores durante o sono. O estreitamento dificulta a passagem do ar e provoca a vibração dessas estruturas. 

Já a apneia de sono é uma parada respiratória causada pelo colabamento das paredes da faringe. Ela ocorre principalmente enquanto a pessoa está dormindo e roncando. A repetição dela pode causar a menor oxigenação do sangue, causando diversos danos ao organismo. Por este motivo, é importante que aqueles que convivem com você observe como é o seu sono.

Mau hálito 

Respirar pela boca também pode causar mau hálito devido ao ressecamento das mucosas. Esse ressecamento faz com que o ambiente seja propicio à proliferação de bactérias. Em muitos casos, por não saber que o problema é a respiração incorreta, muitos pacientes passam por extrações dentárias desnecessárias. 

Apinhamento dentário 

Outro grande problema que respirar pela boca pode provocar no paciente é o apinhamento dentário. Uma condição estética que causa prejuízos à saúde bucal e autoestima do paciente, pois, os dentes ficam desalinhados gerando problemas na higienização dentária. Claro que essa situação não ocorre do dia para noite, e por este motivo, é tão importante o acompanhamento odontológico.

Qual o tratamento para esse problema?

Apenas um dentista ou um médico poderão indicar o melhor tratamento para cada caso. Isso porque, as causas da respiração bucal podem ser várias. Em muitos casos, ela está relacionada com o posicionamento inadequado das arcadas dentárias, sendo necessário um tratamento ortodôntico

Quando o tratamento ortodôntico é indicado, o paciente pode optar por fazê-lo com o Invisalign. O Invisalign é um tratamento que proporciona maior conforto, higiene e praticidade ao paciente, pois ele pode ser removido para higienização e alimentação. 

Além disso, o Invisalign se destaca pela estética proporcionada durante o tratamento, afinal, ele é praticamente invisível. 

Se você deseja iniciar o seu tratamento ortodôntico, entre em contato e agende a sua consulta de avaliação hoje mesmo. 

 

Deixe um comentário