Sensibilidade e tratamento ortodôntico.
Sensibilidade e tratamento ortodôntico

A sensibilidade dentária se caracteriza por um incomodo ao consumir algo quente ou gelado. Esse é um quadro que afeta muitas pessoas que buscam os consultórios odontológicos, e os  motivos para o desenvolvimento dessa sensibilidade são diversos. Portanto hoje vamos falar sobre sensibilidade e tratamento ortodôntico.

O tratamento para a sensibilidade é formado de diversos cuidados que devem ser adotados pelo paciente, além de realizar o acompanhamento odontológico. No entanto, alguns desses pacientes sempre apresentam uma dúvida: mesmo sofrendo de sensibilidade posso usar aparelho ortodôntico? É sobre isso que vou falar nesse artigo. 

Quais os sintomas da sensibilidade?

Como eu disse anteriormente, os sintomas mais comuns são os incômodos ao ingerir alimentos frios ou quentes. No entanto, existem casos em que a pessoa sente dor ao consumir doces, e até mesmo quando o vento entra em contato com os dentes. 

A sensibilidade pode acarretar restrições para o tratamento ortodôntico?

Ao contrário do que muitos acreditam, pessoas com sensibilidade também podem fazer o uso de aparelhos ortodônticos. Inclusive, existem casos em que essa sensibilidade pode ser provocada devido a uma má oclusão, que cria uma recessão gengival resultando na sensibilidade dentária. 

Já para tratamentos estéticos como o clareamento dental, é importante uma avaliação mais detalhada para verificar se essa sensibilidade não será agravada

Como é feito o tratamento ortodôntico nesses casos?

Assim como pacientes que passam por outros problemas, o tratamento ortodôntico em quem sofre com a sensibilidade necessita de uma avaliação odontológica. No entanto, a atenção para eles é redobrada, sendo necessário fazer as correções estéticas, mas também funcionais. 

Dessa forma, será possível recuperar a oclusão correta, devolvendo a saúde aos dentes e tecidos adjacentes. O objetivo é não aumentar a sensibilidade e devolver as funções bucais. Se após o tratamento ortodôntico a sensibilidade permanecer, o paciente deve associar a outros tratamentos. 

Se a má oclusão tem feito com que você sofra com a sensibilidade dental, o Invisalign é uma excelente opção para tratar o problema. Além de ser um aparelho totalmente estético, ele é removível para alimentação, confortável e apresenta resultados mais rápidos. 

Entre em contato e agende agora mesmo a sua avaliação. 

No Comments
Leave a Reply