Sorriso gengival: pode ser provocado pelo aparelho ortodôntico?
Sorriso gengival

Sorriso gengival: pode ser provocado pelo aparelho ortodôntico?

O sorriso gengival se caracteriza pelo excesso de gengiva que aparece quando a pessoa sorrir causando um grande incomodo. Essa condição, faz com que muitos questionem como o problema surge. E, muitos pacientes questionam se o aparelho ortodôntico pode causar o sorriso gengival. Se essa é uma das suas dúvidas, hoje eu vou esclarecê-la.

O aparelho ortodôntico pode causar sorriso gengival?

Ao contrário do que muitos acreditam, o sorriso gengival em muitos casos não estão ligados diretamente ao uso do aparelho ortodôntico. O que ocorre, na verdade, é que, o paciente que já possui o sorriso gengival, podendo ter esse problema agravado durante o tratamento.

Além disso, existem fatores como o modelo do aparelho escolhido e o biotipo do paciente que podem influenciar no agravamento ou não do quadro. Por isso, é necessário fazer um acompanhamento profissional durante todo o tratamento, para que o profissional verifique o quadro, e faça as orientações necessárias para evitar o aumento do volume das gengivas.

Existem outros fatores que agravam o quadro?

Como eu disse anteriormente, não é apenas o tratamento ortodôntico que pode causar o sorriso gengival. Por exemplo, excesso maxilar, hipertrofia gengival, problemas vasculares, e até mesmo genética. Muitos pacientes já apresentam esse problema durante o crescimento, podendo ser devido às inflamações na gengiva ou ao alongamento do rosto.

É possível evitar o problema durante o tratamento ortodôntico?

Para manter o seu sorriso sempre bonito por meio do tratamento ortodôntico e ainda evitar o sorriso gengival, é preciso adotar alguns cuidados essenciais com relação à higiene bucal. Essa higiene deve envolver o uso do fio dental, uma boa escovação logo após as refeições e uma boa higiene do próprio aparelho.

É importante lembrar que, o alinhador Invisalign ajuda a manter uma boa higiene bucal, visto que ele pode ser removido durante a alimentação e para a higiene bucal e do próprio aparelho.

Se você deseja iniciar o seu tratamento ortodôntico com segurança e eficiência, entre em contato, e agende hoje mesmo a sua consulta de avaliação.

Deixe um comentário