Telemedicina: como funciona
Telemedicina

Com a chegada do novo COVID-19 o isolamento social se tornou a maior forma de proteger a população do contágio. Com isso, muitos atendimentos médicos e odontológicos que não eram de urgência e emergência foram cancelados. Porém para que os pacientes tivessem a possibilidade de cuidar da saúde e ainda se manter protegido, portanto houve uma adaptação dos atendimentos para a telemedicina. Mas você sabe sobre o que se trata a telemedicina? Neste artigo iremos explicar.

O que é a telemedicina?

O prefixo “tele” tem origem grega e significa distância. E a telemedicina tem como proposta justamente realizar o atendimento do paciente à distância. Ela é então mais um recurso para que os atendimentos sejam feitos sem a necessidade de um contato físico entre o paciente e a equipe de profissionais. Portanto, isso garante a segurança do paciente e dos profissionais envolvidos no atendimento.

Essa forma de atendimento se originou em Israel sendo muito utilizada em diversos países da Europa, e também nos Estados Unidos e Canadá. Desde a década de 1950 a telemedicina passou por grandes modificações e avançou consideravelmente. Além disso, com as novas tecnologias, tem sido cada vez mais fácil essa forma de contato entre o profissional e o paciente. Pois agora, praticamente todo paciente tem acesso a um telefone com câmera, o que possibilita então as chamadas em vídeo.

Como funciona o atendimento?

Para que o atendimento aconteça é muito simples. O paciente e o profissional devem ter aparelhos como celular, computador ou tablet com câmera e conexão de internet. Então é feita uma chamada por algum aplicativo ou videochamada, portanto, dessa forma o atendimento acontece normalmente.

O atendimento por telemedicina é ideal para avaliações iniciais, diagnóstico e monitoramento. Portanto, assim como em um atendimento presencial, as informações são registradas no prontuário do paciente e são então mantidas as regras de confiabilidade e confidencialidade da consulta.

É possível fazer avaliação de Invisalign por telemedicina?

O Invisalign é um aparelho ortodôntico que envolve grande tecnologia. E uma das possibilidades que ele oferece é que a primeira avaliação seja feita por telemedicina. Na primeira consulta conhecemos o paciente, verificamos qual o melhor modelo de Invisalign para ele, o tempo estimado de tratamento, e também outras informações.

Se você deseja fazer a sua primeira avaliação de Invisalign sem sair de casa, entre em contato agora mesmo e agende a sua.

No Comments
Leave a Reply