Transposição dentária: como surge

Você já ouviu falar de transposição dentária? Transposição dentária é então a troca de posição dos dentes. Aparentemente um problema simples, mas que pode causar diversos consequências negativas ao paciente, como por exemplo problemas na mecânica dos movimentos da boca, traumas e perdas dentárias.

Assim como todo o nosso organismo, a boca funciona de uma forma muito organizada, portanto, os dentes nascem cada um em uma posição e função definida, principalmente para mastigação. No entanto, algumas pessoas podem sofrer com a troca de posição dos dentes. Então neste artigo nós vamos explicar os motivos e o tratamento.

O que é a transposição dentária?

A transposição dentária nos casos mais frequentes ocorrem então quando o dente canino e o pré-molar nascem em posições invertidas. Além disso, também pode acontecer dessa inversão ser entre o canino e incisivo lateral.

Quais as causas do problema?

Existem diversos fatores que podem contribuir para que o problema se desenvolva, entre eles estão os genéticos, perdas precoce, traumas severos, além disso também a retenção prolongada dos dentes de leite.

Por isso, é essencial que a visita ao dentista se inicie logo na infância para que o problema seja então detectado precocentemente para fazer o tratamento imediato.

Quais os problemas ela pode causar?

Como já dissemos anteriormente, cada dente cumpre uma função específica. Portanto, quando ele não está no posicionamento correto, pode surgir problemas na mastigação, e na digestão.

Alimentos que não são digeridos corretamente podem causar problemas no sistema gastrointestinal comprometendo a qualidade de vida do paciente.

Além disso, existe a perda estética, o que pode deixar a pessoa com vergonha de sorrir, comer em público e falar.

Existe tratamento?

Para prescrever o tratamento é necessário fazer uma análise do caso do paciente. No entanto, o mais comum é o uso do aparelho, sendo então muito recomendado o Invisalign, por apresentar resultados rápidos.

Se você sofre com o problema, entre em contato conosco hoje mesmo. Nós temos os melhores tratamentos para problemas ortodônticos.