Tratamento ortodôntico: o que fazer após a finalização.
Tratamento ortodôntico

Finalizar o tratamento ortodôntico é sinônimo de alegria para grande parte dos pacientes. Mas, não quer dizer que o tratamento chegou ao fim. Todos os pacientes necessitam usar algum tipo de contenção, fixa ou móvel, após o uso do aparelho. A contenção tem como objetivo manter os dentes na posição para que os resultados do tratamento ortodôntico não sofram com recidiva. Essa ação é necessária porque, após a retirada do aparelho, há uma tendência natural de que os dentes retornem à posição anterior. Nesse caso, indicamos a contenção para que o organismo se adapte e os dentes fiquem definitivamente ajustados, mantendo o sorriso alinhado e harmônico.

Tecnicamente, esse controle passa a ser menos frequente se comparado à época do aparelho. Normalmente, as mudanças costumam acontecer após dois anos da remoção do aparelho. As chances de reincidência no tratamento são pequenas, mas vale destacar que isto só acontece para aqueles que seguem os cuidados e as recomendações conscientemente. Além disso, as consultas de controle pós-tratamento ortodôntico são muito importantes para observar as contenções fixas e suas formas de fixação nos dentes, como a verificação da estabilidade da colagem da contenção, pois se estiver parcialmente descolada pode levar à perda do tratamento.

FIQUE ATENTO A HIGIENE BUCAL APÓS O TRATAMENTO ORTODÔNTICO

A higiene bucal é o principal cuidado de quem possui contenção fixa. A contenção ondulada, ou higiênica, possibilita o uso do fio dental normalmente, da mesma forma que usamos nos dentes sem contenções. Já os cuidados com a contenção reta devem ser maiores.  O problema é que esse acessório muitas vezes reflete no acúmulo de alimentos, resíduos e bactérias na parte traseira da dentição, onde o ferrinho é instalado. A questão é que tudo isso, quando não é removido com a higiene bucal, acaba se transformando em tártaro. Na verdade, o tártaro é acumulado em qualquer lugar que não tenha sido devidamente limpo, até mesmo na contenção ortodôntica. 

Assim como nos dentes, a placa bacteriana se forma pela ausência de fio dental, e pelo mau uso da escova de dentes, sendo necessário o agendamento de visitas periódicas ao dentista para realizar a profilaxia, que consiste na limpeza e conservação dos dentes. A profilaxia é feita com pasta profilática, uma escova profissional específica para essa limpeza. Além do uso de fio dental e flúor. De certo modo, o processo acaba sendo considerado como uma escovação supervisionada e realizada por um dentista com motor de baixa rotação.

INVISALIGN

Assim como no tratamento convencional, ao finalizar o seu tratamento com o Invisalign é necessário fazer o uso de contenção. Dessa forma, você mantém os excelentes resultados do seu tratamento.

E se você ainda não fez o seu tratamento ortodôntico e deseja conquistar a beleza e saúde do seu sorriso, venha conhecer o Invisalign, o aparelho que é feito de forma personalizada para você. Entre em contato agora mesmo

No Comments
Leave a Reply