Tratamento ortodôntico na infância: tire as suas dúvidas
Invisalign

Tratamento ortodôntico na infância: tire as suas dúvidas

Fazer o tratamento ortodôntico na infância é essencial à saúde bucal da criança. Por meio dele, é possível evitar complicações ortodônticas que podem agravar problemas como cáries, dores de cabeça, mordida cruzada, entre outros. No entanto, esse assunto levanta diversas dúvidas entre elas estão: quando iniciar? Qual a importância? Qual aparelho é o mais indicado. Pensando nisso, desenvolvi esse artigo.

Em que idade é recomendada iniciar o tratamento ortodôntico?

Normalmente, entre os cinco e seis anos é possível verificar a necessidade e obter excelentes resultados no tratamento ortodôntico. Isso porque, nessa idade, a criança está iniciando a troca de dentição e será possível verificar os seguintes pontos:

  • Diastemas;
  • Hábitos como chupar o dedo, roer unhas ou usar chupetas;
  • Cáries;
  • Mordida cruzada ou mordida em topo;
  • Má postura da língua

O uso de aparelho nesses e outros casos na infância, ajuda a fazer com que o desenvolvimento ósseo seja correto até o nascimento dos dentes.

Existem sinais de que o tratamento é necessário?

Existem alguns sinais que possibilitam identificar a necessidade do tratamento ortodôntico como, por exemplo:

  • Espaçamento incomum entre os dentes;
  • Dificuldade em mastigar;
  • Dentes apinhados;
  • Desencontro entre a arcada superior e inferior.

Qual a importância do aparelho na infância?

O tratamento ortodôntico na infância é essencial ao futuro da saúde bucal da criança. Pois, ele auxilia no desenvolvimento correto dos ossos e das arcadas dentárias, evitando sérios problemas na vida adulta. Além disso, essa é uma fase que é mais fácil realizar os tratamentos e obtendo resultados rápidos.

Existem opções confortáveis?

Uma das grandes preocupações ao realizar o tratamento ortodôntico na infância é sobre os desconfortos que ele pode causar. Além disso, existe a dificuldade em se higienizar aparelhos com fios e braquetes. No entanto, existe uma opção moderna e confortável, como o Invisalign.

O Invisalign é um alinhador ortodôntico confortável, transparente que pode ser removido para higienização e alimentação. Além disso, ele dispensa o uso de fios e braquetes, e é desenvolvido de forma personalizada. Com isso, é possível realizar o tratamento com maior conforto.

Se você deseja iniciar o tratamento ortodôntico do seu filho, entre em contanto comigo e agende hoje mesmo uma consulta de avaliação.

Deixe uma resposta