Tratamento ortodôntico: sinais.
tratamento ortodôntico

Ter maior confiança para sorrir é o desejo de muitas pessoas, portanto, o tratamento ortodôntico é um dos mais buscados nos consultórios odontológicos. No entanto, para fazer o tratamento é necessário a recomendação profissional, pois além de uma questão estética, os aparelhos proporcionam maior saúde e bem estar ao paciente.

Ao contrário do que muitos acreditam, a indicação do tratamento ortodôntico vai além das questões estéticas. Muitas vezes, o paciente precisa passar por um tratamento para tratar questões de mordida, dores mandibular, dificuldades de fala, e além disso, outros problemas que comprometem a qualidade de vida.

Claro que é alguns desses problemas podem ser notados pelo próprio paciente, mas para te ajudar a identificá-lo preparamos este artigo em que iremos abordar alguns sinais de que você precisa do tratamento ortodôntico.

Como é feita a recomendação do tratamento ortodôntico?

A recomendação do uso do aparelho ortodôntico deve ser feita por um ortodontista por meio de uma avaliação da arcada dentária e de exames de imagem. Esse é o único profissional que que pode fazer alterações na estrutura óssea dos dentes. Portanto, nessa avaliação, o profissional irá recomendar qual o aparelho mais indicado para o caso, além de mandar confeccionar os alinhadores e passar as orientações básicas para o tratamento.

Como posso avaliar a necessidade do aparelho?

Como dissemos anteriormente, apenas um ortodontista pode avaliar a necessidade do uso do aparelho. No entanto, é importante se atentar a alguns sinais que podem confirmar essa necessidade, são eles:

  • Dificuldade ao falar

Dentes desalinhados podem trazer diversos problemas, como dificuldade em higienizar, falta de estética bucal, mas também pode provocar uma dificuldade de fala. Quando as estruturas da boca estão mal posicionadas, é então natural que o paciente sinta alguma dificuldade ao falar e emitir sons.

  • Dentes separados

Esse é um problema que causa incômodo em muitas pessoas, e pode ser tratado com os aparelhos ortodônticos. Normalmente, os dentes que se encontram separados são os da frente, provocando um apinhamento nos que estão localizados ao fundo da boca. Portanto, esse é um problema que além de causar danos estéticos pode comprometer a mordida.

  • Dores mandibulares

Mordida incorreta e dentes desalinhados podem provocar diversas dores na mandíbula. Para esses casos pode ser recomendada uma cirurgia, mas em diversos deles o aparelho já é o suficiente para o tratamento.

  • Dores de ouvido

É muito comum pessoas que precisam de aparelho ortodôntico sentirem dores no ouvido sem que exista alguma infecção. Isso ocorre porque as estruturas do maxilar estão bem próximas ao ouvido agindo diretamente no local.

  • Dor de cabeça

Além de dores mandibulares e de ouvido, os dentes desalinhados também podem provocar muitas dores de cabeça. Dessa forma, se você tem sentido dores de cabeça sem um motivo aparente, é importante então agendar uma consulta com ortodontista para avaliar a necessidade do aparelho.

Sinais importantes

Caso você tenha notado que está sofrendo com esses sinais, o Invisalign pode ser o tratamento mais indicado para você. Isso porque ele não interfere na sua rotina, é eficaz e além disso, apresenta resultados rápidos, tudo isso com muita estética e conforto. Se você deseja iniciar o seu tratamento, entre em contato conosco e agende a sua avaliação.

No Comments
Leave a Reply